Esportes

Mara Bertaiolli celebra conquistas do Esporte em 2025 com presença de 1,5 mil pessoas

A prefeita de Mogi das Cruzes foi a convidada de honra no evento que encerrou as atividades da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de 2025.  A atividade, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira – Tuta, nesta segunda-feira (01/12), contou com cerca de 1,5 mil, entre eles alunos, atletas e familiares do Programa Esporte em Movimento. 

“Esta é uma noite especial para homenagear os esportistas de nossa cidade. Parabéns a todos pelo exemplo de dedicação e superação. Mais do que o encerramento das atividades deste ano, celebramos o amor, a união e o poder do esporte em transformar vidas”, destacou Mara Bertaiolli, ao lado do secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.

A prefeita lembrou que a administração municipal vem realizando investimento para levar as atividades esportivas a todas as regiões da cidade. O trabalho compreende a ampliação de aulas gratuitas nos centros esportivos, parques, ginásios e espaços esportivos, além da reforma e revitalização de estruturas voltadas ao esporte.
“Somente em aulas gratuitas, são beneficiadas 7,3 mil pessoas por mês com atividades realizadas nos oito nos Centros Esportivos, quatro ginásios, parques e outros espaços”, acrescenta Abib.

Durante o evento desta segunda-feira, turmas de ginástica rítmica do Ginásio Deputado Paulo Kobayashi, de Jundiapeba, e do Parque da Cidade fizeram apresentações. Além disso, foram destacados todos os núcleos esportivos presentes.

Foi realizada ainda a premiação das equipes campeã e vice da 1ª Copa Mogi de Futebol Amador, decidida no domingo (30/11), com a vitória 0 2 x 0 do Império, de Brás Cubas, sobre o Azulão, de Jundiapeba. Os destaques individuais da competição também receberam seus prêmios.

Também participaram do evento Esporte em Movimento, o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Guilherme Filipin, e os vereadores Milton Lins, o Bigêmeos, Edson Santos, Marcos Furlan, Eduardo Ota e Antônio José da Silva Neto, o Tonhão.

Atendimento e investimentos

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vem trabalhando para ampliar o atendimento de atividades esportivas e de lazer na cidade. Entre eles, o Pró-Hiper, que atende cerca de 1.500 pessoas com mais de 60 anos, com aulas de hidroginástica, musculação e ginástica. 

O atendimento também foi ampliado, com uma parceria com a UMC que possibilitou oferecer aulas à noite. Neste ano, o espaço recebeu melhorias, com a manutenção do sistema de aquecimento das piscinas, volta do funcionamento da segunda piscina, que estava parada há cerca de cinco anos, serviços de higienização, manutenção de vazamento, pinturas nas quadras de vôlei, paredes do espaço, acessos e na área das piscinas.

A administração municipal também investiu no Centro Municipal de Paradesporto, que atende 306 pessoas, com cerca de 500 atendimentos semanais, nas 14 atividades oferecidas. Neste ano, a Prefeitura lançou o projeto de visitas levando Clínicas de Bocha nas Escolas Municipais. Outra ação iniciada foi o projeto Paradesporto para Todos, que descentraliza e leva modalidades paradesportivas para os bairros da cidade.

Em julho, foi entregue o Centro de Lutas do Ginásio Tuta, que oferece aulas em cinco modalidades esportivas: jiu-jitsu, boxe, judô, taekwondo, karatê shorin ryu, karatê kyokushin. São beneficiados cerca de 200 alunos. O Centro de Lutas foi montado em um espaço sob a arquibancada do Ginásio Tuta que era usado como depósito, dando outra utilidade para o local e oferecendo aulas para os mogianos.

O Parque da Cidade, referência na prática de atividades esportivas em Mogi das Cruzes foi totalmente revitalizado. As melhorias foram feitas em todo o parque, desde a entrada até seus espaços internos, como a pista de caminhada, pavilhão de ginástica, anfiteatro e calçadas. A Academia do Jovem também ganhou uma nova cobertura e o ginásio de esportes foi recuperado e teve sua utilização democratizada.

O estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, também recebeu melhorias no gramado e na estrutura para receber equipes e torcedores. Com isso, Mogi das Cruzes foi escolhida para receber a decisão do Campeonato Paulista Sub-20, entre São Paulo e Santos. Cerca de 5 mil torcedores estiveram no Nogueirão e acompanharam a vitória santista, nos pênaltis.

Em janeiro, Mogi das Cruzes será uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após cinco edições, a Prefeitura de Mogi das Cruzes volta a apoiar financeiramente a realização do evento e a cidade receberá o Grupo 23 da competição, com União Mogi, Fortaleza (CE), Confiança (PB) e Centro Olímpico (SP).

Outra novidade foi o retorno da parceria da Prefeitura com o Mogi Basquete. A equipe chegou à final do Campeonato Paulista após nove anos e foi vice-campeã, com grande presença de torcedores no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos. No NBB, o time é um dos destaques da competição.

“A administração da prefeita Mara Bertaiolli também vem dando apoio a diversas modalidades, como o basquete e o futebol feminino e atletas da melhor idade, entre outras equipes”, conclui o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *