Mogi das Cruzes foi destaque nas disputas do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica, realizado no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira – Tuta, no Mogilar. A equipe da cidade, que tem apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes e treina no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, foi a vice-campeã na classificação da competição.
Os mogianos conquistaram duas medalhas de ouro, duas medalhas de prata e duas medalhas de bronze. O torneio reuniu mais de 100 participantes de clubes e associações do Estado de São Paulo.
Guilherme Moraes foi o campeão na classe BC1 Masculino, enquanto Maciel Santos foi o vencedor na classe BC2. As medalhas de prata vieram com Luana Amorim, na classe BC2 Feminino, e Iuri Tauan, na classe BC2 Masculino. Já as medalhas de bronze foram conquistadas na classe BC4, com Josiane Batista, no Feminino, e Fábio Dorneles, no Masculino.
“O resultado do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica foi amplamente positivo para Mogi das Cruzes nas disputas, com grandes resultados dos nossos representantes, e também fora de quadra, com uma estrutura exemplar disponibilizada pela Prefeitura, que foi elogiada pelos organizadores e pelas equipes participantes”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib.
Realizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes,a competição é considerada o maior torneio da modalidade na região Sudeste do Brasil. As competições começaram na quarta-feira (22/10) e foram encerradas no sábado (25/10).
Além de ceder a estrutura do Ginásio Tuta para as disputas, a administração municipal foi responsável pelo transporte dos competidores. Para isso, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito designou ônibus do sistema municipal para a realização do serviço. Mogi das Cruzes possui 100% de sua frota adaptada para o transporte de pessoas com deficiência.
“O serviço de transporte agradou os competidores e a organização, que elogiaram a estrutura dos ônibus como uma das melhores que já foram utilizadas em competições. Agradecemos à Secretaria de Mobilidade e Trânsito pela parceria”, afirmou Fred Abib.
Os veículos que foram utilizados fazem parte da reserva técnica das empresas, ou seja, unidades que ficam disponíveis para qualquer eventualidade que aconteça com a frota operacional no dia a dia.
“É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli que as secretarias estejam integradas em todas as frentes de trabalho da Prefeitura. E este apoio envolve várias pastas, incluindo a Mobilidade, que tem o maior prazer em atender os atletas”, reforçou o secretário de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama.
A etapa em Mogi das Cruzes do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica integra o circuito nacional, que, por meio dos campeonatos regionais, classifica atletas para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que ocorrerá em dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista.





