Notícias

Suzano celebra o Mês Internacional da Mulher destacando ações voltadas à promoção da diversidade e desenvolvimento de carreiras

Companhia investe em difusão de talentos femininos e em projetos externos que incentivam o protagonismo das mulheres como empreendedoras

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, em celebração ao Mês Internacional da Mulher, destaca suas ações contínuas para ampliar a presença e melhorar a experiência de mulheres na companhia, criando e reforçando um ambiente no qual as mulheres possam alcançar seu maior potencial, independente da fase da carreira e da vida que se encontramCom esse objetivo, a companhia investe em programas internos com foco na atração, retenção e desenvolvimento de talentos femininos em cargos de liderança e em diversas áreas operacionais.

Entre as iniciativas realizadas pela companhia, está o programa Cultivar, por meio do qual mulheres são formadas para trabalhar nas operações florestais da empresa, com a possibilidade de contratação ao final do treinamento. Outro exemplo é o programa D+, que visa acelerar o desenvolvimento de mulheres e pessoas negras dentro da companhia. A companhia também participa de organizações como o Movimento Mulher 360º e a Rede Mulher Florestal, que visam a valorização da participação das mulheres no mercado de trabalho.

“Na Suzano, sabemos que a diversidade é um fator-chave para a sociedade e também para o negócio. Ambientes diversos estimulam novas ideias, impulsionam a inovação, e refletem diretamente em melhores resultados para a empresa e também para o desenvolvimento de profissionais. Por isso, temos o compromisso de construir um ambiente acolhedor e seguro, onde cada pessoa possa ser quem realmente é, e se desenvolver plenamente. Nosso impacto vai além dos negócios: acreditamos que só é bom para nós, se for bom para o mundo, e trabalhamos ativamente para promover mudanças positivas na sociedade”, afirma Andre Vitor Arribamar, gerente de Gente e Gestão da Suzano. 

           Jéssica Junges Teixeira Andrade começou sua jornada na Suzano em 2012, como estagiária de RH na Unidade de Mogi das Cruzes. Desde então, construiu uma carreira marcada por aprendizado constante e busca por impacto. “Meu propósito sempre foi ser um canal para melhorar a vida das pessoas. Por isso, explorei diferentes áreas, como Melhoria Contínua e Treinamento e Desenvolvimento, o que me permitiu entender o poder da gestão de pessoas em diversas dimensões”, relata Jéssica, hoje é consultora de Recursos Humanos.

        Ela credita sua trajetória a uma combinação de desafios, apoio de líderes e uma postura proativa. “Tive a sorte de trabalhar com profissionais inspiradores, que me incentivaram a ir além. Para mim, o crescimento profissional vem da iniciativa, da vontade de aprender e, principalmente, da capacidade de transformar ideias em ações que geram resultados. Cada oportunidade foi uma chance de evoluir e contribuir para a empresa e para as pessoas ao meu redor”, afirma.

A valorização e promoção da diversidade faz parte dos Direcionadores de Cultura da Suzano. Nesse sentido surgiu o Plural, que abarca os Grupos de Afinidade (GAs). Esses grupos são formados por pessoas colaboradoras que atuam voluntariamente, fomentando discussões, identificando problemas, buscando soluções e influenciando a liderança local a atuar em questões importantes sobre a temática. A Suzano também assumiu, desde 2020, 15 metas alinhadas com os Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo uma delas é a de alcançar 30% de mulheres em cargos de liderança até o final de 2025.

Iniciativas externas

A Suzano também tem um olhar para a promoção da inclusão de mulheres e da equidade de gênero em suas iniciativas externas. A empresa apoia diversos projetos que incentivam o empreendedorismo, em especial o protagonismo feminino, ampliando assim o papel das mulheres como líderes em suas comunidades. Esses projetos sociais, desenvolvidos em diferentes localidades, contribuem para promover o desenvolvimento socioeconômico em localidades onde temos operações e também para a meta da empresa de ajudar a retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030, gerando um impacto positivo e sustentável na vida de muitas mulheres e suas famílias.

Alguns exemplos dessa atuação são os projetos Artesanato de Suzano, Artesãs de São Silvestre, Cerâmica Vargem do Tanque e o AAMAE (Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e a Criança Esperança).

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *