Empreendedorismo

Sebrae-SP promove capacitação em liderança rural para fortalecer o agronegócio no Alto Tietê 

Sebrae-SP promove capacitação em liderança rural para fortalecer o agronegócio no Alto Tietê 

Curso visa aprimorar competências de gestores públicos, cooperativas e associações agrícolas da região

De olho no fortalecimento da governança agrícola do Alto Tietê, o Sebrae-SP trouxe para a região o curso Liderança Rural. A capacitação, que ocorre ao longo do mês de outubro, oferece aos participantes ferramentas práticas para o aprimoramento de competências comportamentais essenciais à liderança de administrações públicas, sindicatos rurais, cooperativas e associações do setor agrícola.  

O primeiro encontro ocorreu nesta quarta-feira (8/10), no escritório regional do Sebrae-SP no Alto Tietê. Os próximos módulos estão programados para os dias 15 e 22 de outubro. Ao longo dos encontros, serão abordados temas como comportamento empreendedor, perfis comportamentais, liderança, comunicação, escuta ativa e outros aspectos que norteiam a rotina da governança rural.  

Para a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa, a instituição atua como um agente estratégico de fomento às potencialidades regionais. “Pensando no desenvolvimento regional, estamos por trás de todas as indicações geográficas, dos polos de turismo e das Cadeias Produtivas Locais. Entendemos os desafios e construímos juntos soluções para alcançar resultados de impacto. Precisamos criar a narrativa do nosso território para, assim, promover um progresso sustentável para o Alto Tietê, que é uma região tão potente”, destacou.  

O gestor regional de Agronegócios do Sebrae-SP no Alto Tietê, Gustavo Nunes, ressaltou o potencial agrícola local e a importância da iniciativa. “Reunir e capacitar lideranças de dez municípios, que atuam à frente de instituições voltadas ao desenvolvimento do agronegócio, é uma oportunidade de desenvolvermos uma conduta exitosa para enfrentarmos os vários desafios encontrados. O Sebrae-SP no Alto Tietê tem trabalhado e realizado diversas ações para promover a competitividade dos produtores rurais. Agora, com essa aliança, temos a possibilidade de gerar ainda mais impacto por meio de programas e projetos que potencializam a produção agrícola regional”, afirmou.  

Para o vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprojur) e coordenador da Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Cooprojur), Ivo Bernardo da Silva, o apoio do Sebrae-SP é fundamental. “Essas ações são importantes para aprendermos cada vez mais e não ficarmos parados no tempo. É preciso pensar a longo prazo”, declarou.  

A presidente do Instituto de Desenvolvimento da Horticultura do Estado de São Paulo (Aphortesp), Thaís Copola, analisou que a orientação do Sebrae-SP faz diferença para a agricultura regional. “A capacitação no agronegócio nos atende como produtores rurais ao desenvolver pessoas dentro das propriedades, melhorar a gestão e formar líderes. Isso permite otimizar processos e fortalecer a comercialização”, afirmou a produtora, que também é proprietária da Taii Mudas.

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *