Eventos

Museu da Energia de Salesópolis destaca exposição, trilha e ação educativa em abril


Além de atividades no museu, programação se estende a alunos da rede estadual com ação educativa nos intervalos

Em abril, o Museu da Energia de Salesópolis apresenta uma programação que integra história, sustentabilidade e educação. O público poderá visitar uma exposição sobre a conexão da cidade com a energia e participar de uma trilha pela biodiversidade da Mata Atlântica. Além disso, será realizada uma ação educativa em uma escola da rede estadual. As atrações são viabilizadas por meio da Lei Rouanet – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, com patrocínio da EDP. Algumas atividades requerem inscrição prévia.

O Museu da Energia de Salesópolis é apoiado pela EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, por meio da Lei Rouanet – Programa Nacional de Apoio à Cultura, viabilizada pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura.

Exposição A Cidade e a Usina

Aberta ao público, a exposição A Cidade e a Usina oferece uma experiência lúdica e interativa sobre energia, água, meio ambiente e história regional. Com visitação das 10h às 16h15, é possível explorar a relação entre a cidade e a usina hidrelétrica centenária local.

O percurso expositivo inclui o Espaço Energia, que faz parte das primeiras estruturas da Usina de Salesópolis, com painéis informativos, fotos, peças do acervo da Fundação Energia e Saneamento e maquetes interativas. Estende-se, ainda, para áreas externas, conectando diversos espaços do ecomuseu com painéis e experimentos interativos. A mostra aborda marcos históricos da cidade e da usina, além de destacar as principais expressões culturais e festas tradicionais da região.

Trilha da Figueira


No dia 26 de abril, sábado, às 10h, a Trilha da Figueira convida os visitantes a explorarem a biodiversidade da Mata Atlântica e a contemplarem uma figueira centenária de mais de 20 metros de altura, localizada nas áreas verdes do museu. Limitada a 15 participantes, a atividade é destinada a maiores de 7 anos e requer inscrição prévia pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou e-mail (salesopolis@museudaenergia.org.br) da unidade.

Intervalo com Energia

No dia 24 de abril, será realizada a ação educativa Intervalo com Energia, com atividades nos períodos da manhã e tarde, voltadas exclusivamente a alunos da Escola Estadual Professora Olga Chakur Farah.

Serviço

Museu da Energia de Salesópolis
Endereço: Estrada dos Freires, km 06, Freires, Salesópolis/SP
E-mail: salesopolis@museudaenergia.org.br
Telefone e WhatsApp: (11) 99115-0020

Exposição A Cidade e a Usina
Horário de visitação: 10h às 16h15
Trilha da Figueira
Data: 26 de abril, sábado
Horário: 10h
A atividade é destinada a maiores de 7 anos, limitada a 15 participantes e requer inscrição prévia.

Intervalo com Energia
Data: 24 de abril, quinta-feira
Horários: manhã e tarde
Atividade exclusiva para alunos da Escola Estadual Professora Olga Chakur Farah

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento (FES) atua na pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Está presente em várias regiões do Estado de São Paulo, por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e de centrais geradoras hidrelétricas (Brotas, Rio Claro, Salesópolis e Santa Rita do Passa Quatro). A FES realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de patrimônio histórico e cultural, ciência, tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Site: https://www.energiaesaneamento.org.br/

Instagram: @museudaenergia 

Facebook: Museu da Energia

YouTube: Museu da Energia

Sobre a EDP South America 

O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Sitehttps://www.edp.com.br/

Instagram@edpbrasil

Facebookhttps://www.facebook.com/edpbr

YouTubehttps://www.youtube.com/@EDPnoBrasil

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *