Empreendedorismo

Sebrae-SP participa de reunião da Cadeia Produtiva Local do Eucalipto no Alto Tietê

Encontro em Salesópolis apresentou projeto piloto de diagnóstico que apoiará o fortalecimento da produção e expansão da atividade na região 

O Sebrae-SP no Alto Tietê participou da primeira reunião dos parceiros da Cadeia Produtiva Local (CPL) do Eucalipto, gerida pela Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê (CAMAT). Durante o encontro, realizado nesta terça-feira (27/01) em Salesópolis, foi apresentado um projeto piloto de Diagnóstico Participativo Rural que apoiará as ações da CPL, especialmente no levantamento de dados que irão nortear a identificação dos desafios e gargalos da produção.

O estudo, que deverá ser realizado junto aos cooperados, tem como objetivo desenvolver um banco de dados consolidado que auxiliará nos processos de rastreabilidade e regularização — mecanismos que abrirão portas para oportunidades de expansão e fomento da atividade. Além disso, o plano de trabalho prevê ações de capacitação e articulação para o grupo. 

A gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa, destacou a importância da integração regional. “O fomento da CPL do Eucalipto foi fundamental para nossa região, pois serviu de inspiração. Saímos de duas cadeias para dez reconhecidas no ano passado. O poder de coesão delas é imenso”, reforçou.

Para o presidente da CAMAT, Antônio Camargo Neto, a conquista da CPL impacta diretamente a vida dos cooperados e coloca o município como protagonista e referência. “Estamos nessa luta pensando no município e nas dificuldades de conquistar recursos. Já estamos nos preparando para o próximo edital, com o objetivo de desenvolver cada vez mais nossa produção e ampliar as oportunidades”, afirmou.

Encabeçado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, o Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – SP Produz reconhece as cadeias produtivas e libera recursos de fomento para a aquisição de equipamentos e soluções de gestão, com foco no aprimoramento das atividades. “O objetivo principal é fortalecer a economia local, não apenas de um município, mas de toda a região. A ideia é fomentar essas cadeias para que mais elos e parceiros passem a integrar o processo”, explicou a consultora do SP Produz, Laís Penna.

O encontro contou ainda com a participação do prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes, que ressaltou a importância do levantamento de dados. Segundo ele, as informações são estratégicas para a captação de novos recursos e investimentos para o município. Também estiveram presentes representantes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional de Mogi das Cruzes, da Fatec de Mogi das Cruzes e de outros atores do setor. 

CPL do Eucalipto 

Em 2024, a CPL do Eucalipto foi reconhecida como “madura”, o mais alto nível do programa SP Produz. A conquista possibilitou o repasse de R$ 750 mil destinados à aquisição de um picador, um classificador de tamanhos e um medidor de umidade e densidade, equipamentos utilizados para aprimorar os processos internos da cooperativa. 

Já em 2025, foram conquistados outros R$ 750 mil que serão investidos na compra de uma balança rodoviária e de uma pá carregadeira com implementos, ampliando a infraestrutura e a eficiência operacional da cadeia produtiva.

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *