Evento disponibiliza consultas e informações sobre autocuidado feminino, com vagas limitadas
A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), por meio das Ligas Acadêmicas de Oncologia, Ginecologia e Obstetrícia e Cirurgia Plástica do curso de Medicina, realiza no dia 25 de outubro (sábado) uma ação especial da Campanha Outubro Rosa, voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento acontece das 8h às 12h, na Policlínica da UMC, localizada na Rua Dom Antônio Cândido de Alvarenga, 170, Centro – Mogi das Cruzes.
O atendimento é gratuito e aberto à população, com 30 vagas mediante agendamento e 10 vagas de acesso livre no dia do evento. As participantes receberão orientações médicas, avaliação clínica e informações sobre prevenção e autocuidado. Os atendimentos serão realizados pelos alunos do curso de Medicina da UMC, sob supervisão direta dos professores.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar mais de 70 mil novos casos de câncer de mama em 2025, sendo essa a principal causa de morte entre mulheres no país. Em 2023, foram contabilizados mais de 20 mil óbitos decorrentes da doença, com maior incidência nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
Para o Dr. Henrique Naufel, coordenador do curso de Medicina da UMC, ações como essas reforçam a importância da informação e do cuidado precoce. “O Outubro Rosa é uma oportunidade importante para reforçarmos a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Nosso objetivo é oferecer à comunidade atendimento de qualidade e orientação segura sobre cuidados com a saúde“, destaca o professor.
Para participar, é necessário apresentar RG, comprovante de endereço, cartão do SUS e, se possível, exames recentes relacionados à saúde da mama. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4728-5383.
Além de receber ações como o Outubro Rosa, a Policlínica da UMC se consolida como um dos principais centros médicos do Alto Tietê. Com 3.458 m² de área construída, a unidade conta com 41 consultórios, salas de exames, anfiteatro e três centros cirúrgicos, oferecendo segurança aos pacientes e experiência prática aos alunos e residentes. Somente em 2024, foram realizados mais de 50 mil atendimentos em 29 especialidades. Com mais de 50 anos de atuação, a Policlínica une ensino e assistência, destacando-se como referência regional em cuidados de saúde e formação acadêmica.





