Notícias

CONDEMAT+ prestigia celebração dos 10 anos de criação da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras

Encontro comemorou avanços na preservação dos mananciais e reforçou o compromisso regional com a sustentabilidade e a cooperação ambiental

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) participou, nesta quinta-feira (09/10), do evento de celebração dos dez anos da Lei Estadual nº 15.913/2015, que instituiu a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM) do Alto Tietê Cabeceiras. A cerimônia reuniu gestores públicos, representantes de órgãos ambientais e instituições da sociedade civil para reforçar o compromisso conjunto com a preservação dos recursos hídricos e a construção de um futuro sustentável para a região.

O CONDEMAT+ foi representado pelo prefeito de Salesópolis, Rodolfo Marcondes, que também preside o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e atua como coordenador estadual dos Comitês de Bacias, e ainda contou com o secretário-executivo do consórcio, Adriano Leite.

Durante o evento, o prefeito destacou o papel histórico de Salesópolis e o pioneirismo na proteção dos mananciais. “Fazer parte desse processo há dez anos e ver o quanto a região avançou na preservação dos mananciais é motivo de orgulho. Salesópolis foi precursora nesse movimento, e seguimos comprometidos em fortalecer políticas que garantam sustentabilidade e equilíbrio ambiental na cidade e em toda a região”, afirmou.

O secretário-executivo do CONDEMAT+, Adriano Leite, também parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) do Alto Tietê Cabeceiras. “Em nome da coordenadora Carolina de Paula Lima, parabenizo a atuação do GFI quanto à proteção ambiental e a garantia da aplicação efetiva da lei. O CONDEMAT+ reafirma sua parceria com os municípios que integram a APRM, fortalecendo o diálogo e a cooperação regional em defesa do meio ambiente”, declarou.

O encontro contou com palestras de Joana Franklin de Araújo, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (GAEMA/Núcleo Cabeceiras); Cesar Louvison, executivo público da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logistica do Estado de São Paulo (SEMIL), e Gilson Guimarães, gestor ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB); de Kauê Gonçalves Crecco, coordenador da DPFA/SEMIL, Solange Wuo Franco, diretora de Fiscalização Ambiental da Prefeitura de Suzano e dirigente nacional da ANAMMA, e o Tenente Edson Alves de Lima, da Polícia Militar Ambiental; e de Júlio César Rios Fernandes, chefe de Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

O evento ainda contou com a presença dos secretários municipais de Meio Ambiente, Patrícia Cesare (Mogi das Cruzes), Juvenal Fernando Penteado (Arujá), Claudete Canada (Poá), André Ching (Suzano) e Regina Sesoko (Biritiba Mirim), além dos promotores de Justiça Thales Cezar de Oliveira e Leandro Guimarães; do delegado da Delegacia de Investigações de Infrações contra o Meio Ambiente (DIIMA), César Castro; do vice-presidente do CRECI SP, Gilberto Yogui; e do coordenador de Assuntos Institucionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-SP), Rafael Ambrósio.

Fotos: Divulgação/Condemat e Wanderley Costa/Secop Suzano

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *