Mogi das Cruzes recebeu a Categoria B e foi destaque na Região Turística Nascente do Tietê dentro do Mapa do Turismo 2024, que integra o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo
Mogi das Cruzes foi qualificada no Mapa do Turismo 2024, que integra o Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. O município recebeu a Categoria B e foi destaque na Região Turística Nascente do Tietê. Este é o quinto ano seguido que a cidade, que é considerada Município de Interesse Turístico, consegue a marca.
Mais de 2,6 mil municípios foram avaliados pelo Governo Federal, entre 343 regiões turísticas no Brasil. Mogi das Cruzes alcançou a classificação B, que leva em conta critérios de estrutura turística e transparência nos dados acerca do turismo da cidade.
“Mogi das Cruzes vem se destacando na região por conta de sua oferta hoteleira de cerca de 2 mil leitos, em diversas categorias de hospedagem, e pelos seus dados detalhados sobre o turismo como atividade econômica e vetor de desenvolvimento”, explicou a coordenadora municipal de Turismo, Flávia Batista.
Ela lembrou que a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo uma série de ações para fortalecer o setor na cidade. Entre os destaques estão o lançamento do novo site do Turismo em Mogi das Cruzes (turismo.mogidascruzes.sp.gov.br), a elaboração de um guia turístico da cidade, o apoio na realização de eventos e roteiros, além de ações específicas para promoção dos destinos na cidade.
O Programa de Regionalização do Turismo tem como objetivo apoiar a estruturação da gestão e dos pontos com potencial para receber visitações, visando desenvolver a atividade turística de forma regionalizada por todo o país. O programa atua por meio da construção de políticas públicas de turismo, que são o conjunto de intenções, diretrizes e estratégias estabelecidas pelo poder público, com o objetivo de desenvolver a atividade turística de maneira regionalizada.
Com a participação nesse programa e graças à boa qualificação do município, é possível pleitear recursos federais para investimento em infraestrutura turística, formações profissionais e participações de diversas ações empreendidas pelo Ministério do Turismo.
Mais informações sobre o Mapa do Turismo 2024 podem ser obtidas no link mapa.turismo.gov.br.