Secretaria de Administração compartilhou resultados dos processos digitais que foram implementados nos últimos anos para garantir eficiência e economia de papel
As inovações promovidas pela Secretaria de Administração de Suzano, no período de 2017 a 2024, foram compartilhadas com técnicos da Prefeitura de Franca durante reunião conduzida pela titular da pasta, Cintia Lira, nesta segunda-feira (25/11), no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa. Os visitantes demonstraram interesse em conhecer a forma pela qual são conduzidos os processos relacionados à gestão da administração municipal e a digitalização implementada em 2018, que tem garantido mais agilidade, eficiência e economia de papel. Também participaram o secretário municipal de Governo, Alex Santos, e o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Itamar Viana.
Representando a Prefeitura de Franca, vieram para o encontro o diretor de Tecnologia da Informação (TI), Pedro Garcia; o diretor de Contabilidade, Lucas Moreli; o agente de Contratação, Cesar Carrijo; a escriturária Jocely Mendes; e Renato Almeida, do setor administrativo. Por parte da Prefeitura de Suzano, acompanharam a secretária Cintia na reunião o diretor do departamento de Gestão de Pessoas, André Amaral; o diretor de TI, Gerson Deliberato; e a assessora Alana Tavares.
Entre os números destacados, que atestam o modelo aplicado em Suzano, houve menção à redução de 47 toneladas de papel em seis anos, equivalente a 700 árvores, e aos 122 processos que passaram a tramitar de forma on-line, além da economia anual de R$ 1 milhão por parte da Secretaria Municipal de Educação, em razão da utilização do Diário de Classe Digital, assim como o estabelecimento do prontuário eletrônico dos 5,6 mil servidores municipais.
Conforme foi demonstrado, Suzano está colhendo os frutos do Governo Digital, que abriu caminho para o lançamento do Programa de Governança Digital e Gestão Sem Papel no ano de 2021, em parceria com a empresa Sonner, especializada em sistemas integrados para a gestão pública e de governos inteligentes. O objetivo desta iniciativa foi utilizar a tecnologia a favor da desburocratização, atuando na comunicação interna, no atendimento digital e nos processos administrativos, para garantir automatização de processos, otimização de recursos e certificação digital do município.
A partir da avaliação sistêmica, do mapeamento de processos e fluxos e da implantação do protocolo digital na prefeitura, houve modernização do atendimento ao suzanense com o Portal do Cidadão, disponível no site da prefeitura (suzano.sp.gov.br). Para acompanhamento dessas inovações, a prefeitura realizou outras parcerias ao longo deste período, com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil ( Sicoob) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que promoveram a capacitação de servidores.
Para o diretor de TI da Prefeitura de Franca, esta foi uma oportunidade de entender de que forma as práticas adotadas pela municipalidade local podem aprimorar o trabalho na cidade onde trabalha. “Temos uma população parecida com a de Suzano e, por isso, entendemos que essa troca de experiências é muito válida para sabermos de que forma podemos aplicar o que é feito aqui lá no nosso município. Tínhamos essa intenção de conhecer detalhes sobre os sistemas utilizados e a maneira como os processos têm sido implantados”, declarou Garcia.
Já a secretária Cintia Lira destacou os avanços alcançados com a digitalização dos processos em Suzano. “A visita de técnicos de prefeituras de outras cidades paulistas demonstra que temos realizado um trabalho de referência. Nossa equipe atuou com muito afinco para consolidarmos os processos que hoje são modelos para outros municípios. Desenvolvemos uma gestão moderna e eficiente, que se preocupa com a sustentabilidade e com agilidade dos serviços prestados à população”, ressaltou a titular da pasta da Administração.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano