Cerca de 350 alunos da cidade participam do 3º Festival de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes em Sabaúna
O 3º Festival de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes reuniu, no último sábado (23/11) em Sabaúna, cerca de 350 alunos de escolas municipais e estaduais, que apresentaram seu talento nas comemorações pelos 397 anos do anos do Distrito. O evento contou com a participação de seis unidades escolares, que fazem parte do projeto Pra Ver a Banda Passar, promovido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) com apoio da Diretoria de Ensino.
A banda marcial da escola estadual do distrito, a EE Prof. Aristóteles de Andrade, foi uma das atrações do festival. “Como professor e morador do distrito, o evento foi espetacular. O incentivo às bandas e fanfarras é essencial para o desenvolvimento do aluno e para a interação dele com a escola, com a comunidade e também, para o relacionamento entre as escolas”, disse David Rodrigo, que também está à frente da banda musical de marcha EE Isabel Ferreira da Silva – Belinha (Vila Brasileira).
Davi Aparecido, 16 anos, aluno da escola, tocou na banda e também na Mogi Marching Band, grupo criado pela AFABAMC no ano passado, que fechou a programação do festival neste sábado (23/11). “Gosto muito de participar da banda da escola e gostei muito de estar na Mogi Marching Band. É um projeto que ajuda muito as crianças a se desenvolver no ramo musical, inclui várias escolas e é bem legal esse intercâmbio”.
O estudante da EM Verª Astréa Barral Nébias, em Jundiapeba, Bruno Vinicius de Araújo Costa, 11 anos, tocou pela primeira vez na Mogi Marching Band. A iniciativa promove um intercâmbio entre alunos das diferentes escolas do projeto para um aprendizado coletivo, o que eleva o nível técnico dos alunos. “Foi a primeira vez que eu participei do grupo e foi muito legal. Estou há quatro anos na banda da escola e o festival foi bem legal, eles nos acolheram muito bem”, disse.
Colega de banda do menino, Lorena Fernandes Santos, 11 anos, representou a escola no festival. Ela faz parte da linha de frente da banda. “Foi muito legal, a gente dançou e foi muito bom”. A participação no evento também encantou Salomão Rodrigues, de 9 anos. “Achei muito legal, a gente viaja pela cidade. Vemos outras bandas tocando, foi uma emoção muito boa”.
Há 15 anos, na escola de Jundiapeba, o regente Fábio Donizeti, falou sobre a importância das aulas de música para a comunidade. “É uma oportunidade para a garotada, quanto mais estão envolvidos, menos tempo eles têm ocioso”, disse. Para o músico, o festival resgata as tradições da cidade. “É um resgate das atividades musicais na cidade, dos festivais estudantis de bandas e fanfarras. É muito importante essa interação entre os alunos”, avaliou.
O Festival de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes tem como objetivo prestigiar o talento de jovens músicos mogianos de diferentes bairros da cidade que formam bandas e fanfarras em escolas estaduais e municipais. A programação do festival também contou com as bandas marciais da EE Profª Dora Peretti de Oliveira (Jardim Cintia) e EM Coronel Almeida (Centro) e EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo (Parque Residencial Itapeti). A Banda Marcial Municipal de Guararema, a Bamugua, fez uma participação especial.
Jefferson Silva, presidente da Sociedade Amigos de Sabaúna (SAS), parabenizou o festival. “Foi um evento maravilhoso, que movimentou nosso distrito. Vieram muitas pessoas, que puderam também conhecer um pouco da nossa cultura. Como todos os anos, comemoramos o aniversário do nosso distrito, o evento veio só para agregar”, disse. A programação das festividades de Sabaúna também contou com atrações musicais e o tradicional desfile das escolas e instituições locais. O evento também contou com o apoio da Secretaria de Cultura.