Dia da Consciência Negra: Afroturismo é prioridade para o Estado, com 41% de população negra
Dia da de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra será feriado nacional pela primeira vez em 2024
Legenda da Foto: Quilombo Cafundó – Salto de Pirapora – SP – Divulgação
Nesta quarta-feira, 20, é comemorado o Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. A data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, se tornou data comemorativa em 2011, e, a partir deste ano, é feriado nacional. A data não fazia parte do calendário de feriados nacionais, e, também, não era considerada ponto facultativo. O dia era reconhecido como feriado apenas em aproximadamente 1,2 mil cidades de seis estados do país.
Em abril deste ano, a Setur-SP lançou uma publicação especial que reúne 10 dos principais roteiros e atrativos paulistas ligados à cultura afro-brasileira, incluindo municípios do interior, como Taubaté, Eldorado, Salto de Pirapora e Campinas, e do litoral, como Santos e Ubatuba. Os roteiros de afroturismo apresentam quilombos históricos como o da Fazenda, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, com atrações como oficinas de artesanato e gastronomia típica; e o do Cafundó, em Salto do Pirapora, onde é possível ter contato com uma língua ancestral africana e percorrer um itinerário cultural montado pela própria comunidade, que resiste e preserva os costumes africanos há mais de 150 anos. O material conta ainda com roteiros e espaços histórico-culturais da cidade de São Paulo, nos baixos do Bixiga e Liberdade e apresenta rotas com experiências em periferias, como no Grajaú, extremo sul da capital paulista.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 41% da população paulista é negra, por essa razão, desenvolver o Afroturismo no Estado de São Paulo é uma prioridade. Com esse objetivo, a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP), mantém um grupo de trabalho sobre o tema e, por meio de parcerias, capacita profissionais que atuam em restaurantes, meios de hospedagem e agências de viagens para trabalharem de maneira mais adequada com o público negro. O Afroturismo SP tem a finalidade de promover a inclusão e o reconhecimento étnico-cultural no estado, e, também, impulsionar o turismo e a economia regional de comunidades, valorizando e preservando o legado cultural afro-brasileiro.
“São Paulo é um estado multicultural que tem na comunidade negra um patrimônio fundamental para a construção da identidade do estado, e desenvolver o Afroturismo é uma prioridade do Estado de São Paulo, e, para isso já estamos trabalhando com um Grupo Técnico para elaboração do Plano Estadual de Afroturismo SP, que deve ser lançado em breve”, destaca o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.
Consulte aqui o guia do Afroturismo: https://www.turismo.sp.gov.br/afroturismo