Eventos

Apuração do Carnaval 2026 em Ferraz é realizada na Estação Cidadania e Cultura e define campeã após 13 anos de retomada

Evento marcou o retorno dos desfiles das escolas de samba em Ferraz de Vasconcelos, única cidade do Alto Tietê a realizar desfile neste ano

Neste domingo (15), no período da manhã, a Estação Cidadania e Cultura foi sede da apuração das notas do desfile das escolas de samba do Carnaval 2026. O espaço, localizado na Rua Francisco Sperandio, nº 700, no bairro Kemel, recebeu representantes das agremiações e membros da organização para a divulgação oficial dos resultados.

O Carnaval 2026 teve como tema “Carnaval é Agora”, marcando a retomada dos desfiles das escolas de samba em Ferraz de Vasconcelos após 13 anos. Além do retorno da tradição carnavalesca no município, a cidade foi a única da Região do Alto Tietê a realizar desfile de escolas de samba neste ano, reafirmando seu protagonismo cultural na região.

Estiveram na disputa as seguintes escolas: Impacto Real, com o enredo “Yayá do Brasil à França”; Unidos Bamba-Querê, com “Amazonas: Deusas da Vida, Guerreiras do Samba e Filhas do Vento”; Unidos do Morro da Nove de Julho, com “Festas e Tradições Nordestinas”; Oficina do Samba, com “Meu Mundo Colorido”; Raízes, com “Do Festival ao Trabalho Social, Raízes Canta sua História de Igualdade”; e Unidos da Vila Corrêa, com “Cultura é Agora!”.

As agremiações foram avaliadas por jurados em nove categorias: Alegorias, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Samba-Enredo.

O resultado final consagrou a escola Raízes como campeã do Carnaval 2026, com 89,8 pontos. Em segundo lugar ficou a Bamba-Querê, com 89,1 pontos; em terceiro, a Impacto Real, também com 89,1 pontos; em quarto, a Unidos da Vila Corrêa, com 89,1 pontos; em quinto, a Oficina do Samba, com 88,7 pontos; e em sexto lugar, a Unidos do Morro da Nove de Julho, com 88,4 pontos.

Devido ao empate entre três escolas com 89,1 pontos, foi aplicado o critério de desempate previsto em regulamento: a maior nota no quesito Bateria. A Bamba-Querê obteve nota 10, a Impacto Real alcançou 9,8 e a Unidos da Vila Corrêa somou 9,5, definindo assim a classificação final.

A secretária de Cultura e Turismo, Ana Rosa Augusto Rodrigues, destacou a importância do momento para o município. “A retomada dos desfiles após 13 anos representa mais do que uma festa; é a valorização da nossa cultura, das nossas comunidades e do trabalho das escolas de samba. O Carnaval 2026 mostrou que Ferraz está pronta para viver novamente essa tradição com organização, respeito e muita dedicação”, afirmou.

Foto: Isis Franco / Secom FV

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *