A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal realizará neste sábado (16/11) o Projeto Avistando, uma iniciativa com coordenação do Instituto Suinã cujo objetivo é observar as aves em seu habitat sem interferir no seu comportamento ou no ambiente. Realizada por meio de uma parceria com entidades ambientais, empresas e prefeituras da região, a observação ocorrerá no Parque Centenário, a partir das 8 horas, com concentração no Bon Odori 2. As inscrições já estão encerradas.
A edição de 2024 do Projeto Avistando conta com a colaboração dos municípios de Salesópolis, Taubaté, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Jacareí, Igaratá, São José dos Campos, Santos, Santa Branca, Cunha, Bertioga, Guararema e o distrito de São Francisco Xavier, além dos parceiros Instituto Suinã, SAVE Brasil, Associação Colibri, Museu da Energia de Salesópolis, Suzano Papel, Sesc Mogi, Viveiro Municipal Seo Moura, Assentamento Egídio Brunetto I e os Parques Estaduais da Serra do Mar – Núcleo Padre Dória e Caraguatatuba.
No caso específico de Mogi das Cruzes, o Projeto Avistando contribuiu decisivamente para a criação do Projeto Passarinhada, que surgiu a partir da experiência realizada no ano passado. Este ano, por exemplo, o Projeto Passarinhada foi realizado no dia 20 de julho, no Cantos da Mata (Estrada Santa Rita, 450), e movimentou mogianos de todas as idades interessados na observação de pássaros.
O Passarinhada é desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o grupo Jacutinga de Observadores da Natureza. Em maio, a secretaria concluiu, com apoio do Programa Participa Mogi, uma consulta pública para a definição da ave que representa o Projeto Passarinhada. Ao todo, foram 542 votos e o vencedor foi o Tiê Sangue, com 164 votos (30,3% do total).
PMMC