Educação

Cerca de 10 mil alunos da rede municipal de ensino farão a prova do Saresp nesta quarta-feira (13/11

Alunos participam da avaliação estadual e também são avaliados pela E-Aprendi, desenvolvida pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes

A aplicação das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) para os alunos do 2º e 5º ano da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes será nesta quarta-feira (13/11). A avaliação contribui para a melhoria do ensino e para o desenvolvimento e planejamento de ações que atendam às necessidades dos alunos. A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, aderiu à prova, realizada pelo Governo Estadual.

A avaliação será feita por 9.701 alunos. A secretária de Educação, Marilu Beranger, destaca a importância dos alunos comparecerem na data da avaliação. “A presença de cada um é fundamental para que os resultados sejam precisos e nos ajudem a planejar, acompanhar e melhorar as políticas públicas da educação”, disse. A Pasta conta ainda com a avaliação municipal E-Aprendi, que está em andamento.

Pelo Saresp, os estudantes do 2º e 5º anos do ensino fundamental serão avaliados em Língua Portuguesa e Matemática. A prova terá duração de 3h30 e acontecerá no mesmo horário das aulas regulares de cada aluno. No dia da avaliação, as atividades do contraturno nas escolas municipais de tempo integral serão suspensas.

Para os alunos do 6º ao 9º ano, o Saresp será aplicado entre os dias 18 e 28 de novembro, com foco nos conteúdos das quatro áreas do conhecimento previstas no Currículo Paulista: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Deverão participar 625 alunos do Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia.

O formato de aplicação será diferenciado de acordo com a etapa. Para alunos dos 2º e 5º anos, os estudantes respondem a questões em provas impressas. Já os dos 6º ao 9º anos, farão a prova no formato 100% digital.

“O Saresp será referência para o cálculo do Índice de Excelência em Educação – IEE e segundo o Governo do Estado, será utilizado para bonificação às escolas municipais que atingirem as metas estipuladas pela secretaria estadual de educação”, afirmou Nayara Xavier, técnica pedagógica do Departamento Pedagógico (Deped). A premiação referente ao alcance das metas estipuladas pelo IEE faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, realizado pelo Governo Estadual em parceria com Mogi das Cruzes.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *