Mais de 11.500 romeiros utilizaram as tendas de apoio da RioSP nos três primeiros dias de atendimento
Estruturas estão instaladas em pontos estratégicos para apoiar e orientar os romeiros
O Projeto Romaria Segura 2025 da RioSP, uma empresa Motiva, contempla diferentes ações de conscientização e segurança para os milhares de romeiros que utilizam a Via Dutra neste período em direção ao Santuário Nacional de Aparecida. A operação foi intensificada na última segunda-feira (06), com atendimentos em 23 pontos de orientação em locais estratégicos da Via Dutra (entre Arujá e Resende), principalmente próximos a passarelas, e na Rota da Luz em alguns municípios entre Pindamonhangaba e Aparecida.
Nos três primeiros dias de operação (06, 07 e 08 de outubro), a RioSP registrou 11.561 atendimentos a romeiros. As equipes da concessionária estão atuando nesses pontos de orientação, 24h por dia, fornecendo informações e dicas de segurança, especialmente sobre o caminho que o pedestre deve seguir – contra o fluxo de veículos – e os ciclistas – no mesmo sentido dos veículos. Além disso, os romeiros estão utilizando os pontos para descanso, que contam com cadeiras, totens para carregar celular, banheiros e recebem também itens de segurança que incluem coletes e adesivos refletivos e água.
Toda a operação está sendo monitorada e acompanhada por equipes da concessionária e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todo o trecho e de forma remota no Centro de Controle Operacional. Equipes da RioSP e da PRF estão dedicadas para acompanhar 24h a operação na rodovia.
A concessionária reforça que seguir as orientações de segurança é fundamental para uma caminhada/pedalada tranquila até o santuário. Entre as principais orientações estão:
- Pedestres devem percorrer sempre no sentido contrário ao fluxo de veículos (contrafluxo), evitando caminhar “na direção do carro” e caminhar em fila indiana.
- Ciclistas devem pedalar no mesmo sentido da via, conforme legislação de trânsito.
- Utilizar passarelas para a travessia e jamais cruzar faixas de rolamento fora de locais apropriados.
- Vestir roupas claras e confortáveis, boné, proteção solar e hidratação constante, especialmente nos trechos mais extensos.
- Evitar caminhar durante a noite. Se não for possível, utilizar roupas claras e itens refletivos.
- Manter-se hidratado e fazer pausas, aproveitando os pontos de orientação para apoio, esclarecimento de dúvidas e obtenção de kits de segurança.
- Em caso de chuvas, a orientação é interromper a caminhada e se abrigar em um local seguro, como postos de serviço e bases de atendimento.
Os motoristas devem redobrar a atenção neste período, seguindo as orientações abaixo:
- Reduzir a velocidade e redobrar a atenção.
- Ficar atento as entradas e saídas da rodovia, nos acessos a postos de serviço ou vias locais.
- Ter cautela nas ultrapassagens mesmo em locais permitidos.
- Veículos de apoio devem estacionar em postos de serviço ou áreas afastadas da rodovia. Nunca parar no acostamento.
- Não acompanhar com veículo os romeiros que estão caminhando.
- Revisar o veículo sempre.
Para acessar o Código de Conduta Ética e outros documentos do Programa de Integridade da Motiva, clique aqui: https://www.motiva.com.br/esg/governanca/. Se notar algo incorreto, entre em contato com o Canal Confidencial da Motiva pelo site https://canalconfidencial.com.br/canalconfidencialmotiva/ ou pelo telefone 0800 721 0759. Este e-mail e seus anexos são destinados exclusivamente aos destinatários indicados e podem conter informações confidenciais e/ou legalmente protegidas. Se você não for o destinatário, fica ciente de que a divulgação, distribuição ou cópia deste e-mail é estritamente proibida. Caso o tenha recebido por engano, pedimos que informe imediatamente pelo telefone (11) 3048 5900 e exclua permanentemente o e-mail original e quaisquer cópias ou impressões. Governança: Ética e integridade nos negócios | Motiva A governança da Motiva atua com transparência, respeito e integridade nas relações com os seus públicos e na condução dos negócios. Confira!
To access the Code of Ethical Conduct and other documents from Motiva’s Compliance Program, click here: https://www.motiva.com.br/en/esg/governance/. If something seems incorrect, please contact the Motiva Confidential Channel at https://canalconfidencial.com.br/canalconfidencialmotiva/ or call 0800 721 0759. This e-mail and any attachments are intended solely for the named recipient(s) and may contain confidential and/or legally privileged information. If you are not the intended recipient, you are hereby notified that any disclosure, distribution, or copying of this message is strictly prohibited. If you received this e-mail in error, please notify us immediately at +55 11 3048 5900 and permanently delete the original message and any copies or printouts. Governance: Ethics and Integrity in Business | Motiva Motiva’s governance is guided by transparency, respect, and integrity in all relationships and business practices. Take a look!






