Durante a Semana de Lançamentos na Denim City SP, as tecelagens apresentaram as principais tendências para o Verão 2025/2026. A Santista, por exemplo, falou sobre a relação da moda com a música e a importância do denim no universo musical e diferentes artistas. “Desde o jeans surrado que é a estética do artista até as peças com brilho, franjas, o jeans é democrático”, afirmou Manu Carvalho, personal stylist, que esteve presente no bate-papo com Sueli Pereira, gerente de comunicação e moda da Santista.
A Vicunha trouxe contextos globais que apontam mudanças sem precedentes para 2026 como: a aceleração da tecnologia, demanda por práticas mais éticas e que vêm transformando todas as indústrias, incluindo a moda, consumidores mais conscientes e que exigem maior transparência e alinham suas decisões de compra com seus valores pessoais.
Em relação à demografia, uma população que vem envelhecendo rapidamente e um nicho a ser explorado pelas marcas que podem criar produtos que falem com todas as gerações.
Tecnologia e Consumo traz a tecnologia não apenas transformando a forma de vender mas também de desenhar e produzir moda. A Inteligência Artificial, a realidade aumentada e o metaverso já estão criando novas oportunidades para as marcas que desejam conectar-se com os consumidores de maneira mais personalizada.
Há ainda a polarização do consumo, onde alguns irão priorizar a acessibilidade e outros gastarão mais em marcas que reflitam seus valores pessoais como sustentabilidade e responsabilidade social. Dentro disso vem a luta contra o “green washing“.
Criatividade surge com foco em construir novas realidades que respondam aos desafios sociais, ambientais e tecnológicos. As marcas precisarão redefinir suas narrativas e criar espaços que se conectem emocionalmente com os consumidores utilizando a tecnologia para amplificar o poder do design. A moda está adotando a criatividade multissensorial para criar experiências mais profundas que possam unir os consumidores às causas globais.
A Vicunha trouxe 4 macrotemas para a estação:
Rewild traz uma abordagem regenerativa, valorização do design, práticas sustentáveis, estética natural, proteção contra mudanças climáticas. Aqui o raw é fluído, o workwear vem reinterpretado e há a influência esportiva. Destaque para as silhuetas amplas e dirties.
Revamped Classics transforma o cotidiano em algo extraordinário, elevando o essencial com atualizações sutis, técnicas de reaproveitamento de materiais duráveis, aliando funcionalidade e simplicidade. As lavagens no jeans refletem um design sofisticado e modular com peças adaptadas e reconstruídas. Modelos minimalistas ganham costuras marcadas, barras dobradas mais altas e lavanderia clássica. Destaque ainda para o upcycling e desconstrução de peças.
Joyful Disruption aborda misturas interessantes e paradoxos de dualidades como o retrô e o moderno, o tátil e o digital e o rebelde e o suave. Aqui entram micro momentos de nostalgia, alegria e expressões criativas através de lavagens ousadas, acabamentos sensoriais e uma estética de autoexpressão. A lavanderia vem trabalhada em silhuetas diferentes e numa moda alternativa. Há ainda o contraste de costuras com destroyers, bordados e escritas que passam uma mensagem, western revisitado e o boho.
A Canatiba falou sobre o Solstício Tropical que traz um momento de alegria, celebração e diversão. Aqui entram três temas:
Sinergia traz a cooperação, esforço e coletividade seguindo com a preocupação com o meio ambiente e produtos que trazem transparência. As cores naturais são importantes, assim como o movimento e design, a liberdade e o conforto em peças amplas ou ajustadas.
Morada fala sobre a calmaria, a nossa casa, um ambiente seguro, confortável e que nos traz bem-estar. O simbolismo familiar caminha junto com a elegância, vibração praiana e a resiliência.
Tropicália mescla a desordem, a criatividade, influências antagonistas, energia e alegria, numa busca pelo escapismo. Aqui a moda é ousada, repleta de drama e exageros em peças não convencionais e originais.
Separamos para vocês, as principais tendências abordadas pelas tecelagens, que valem a pena apostar no próximo Verão 2026!
-Tons terrosos, beges e naturais, incluindo o white denim sempre com aspecto rústico;
-Cinturas super baixas voltam em novas modelagens e com recortes diferentes;
-Denim raw vem ora fluído, ora em corte preciso e modelagem sequinha;
-Alfaiataria reinventada;
-Efeito glossy, com aspecto molhado, além de pedrarias e brilhos chamam atenção em diferentes modelos;
-O upcycling continua e ganha uma roupagem interessante com ar sofisticado onde é usado o avesso e o direito, além do estilo artesanal com patchwork;
-As sarjas colors surgem na alfaiataria em looks minimalistas e atemporais;
-O utilitarismo pode vir com glamour e em novas peças;
-Apesar de ser Verão, o black denim aparece em diferentes propostas e novas construções;
-O estilo western veio para ficar. Seja ele literal ou em detalhes discretos;
-Referências ao Boho surgem em bordados, aplicações e mix de texturas e tecidos com técnicas como o crochê;
-Muitas flores nos mais variados estilos: de estampas, aplicação de laser ou em 3D feitas do próprio denim;
-Diretamente dos anos 70, a flare ganha força, em calças ajustadas ou pantalonas clássicas;
-O romantismo do estilo lady like ganha forma em saias e vestidos evasês com cinturas marcadas;
-Os volumes continuam em alta e ganham sofisticação.
Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação