De Espectáculo Aéreo a Carreira Global: Aviação Ganha Novos Rumos em 2025
Empreendedorismo

De Espectáculo Aéreo a Carreira Global: Aviação Ganha Novos Rumos em 2025

Ao entrar no Terminal Harvey Milk 1, Galeria 1G do Aeroporto Internacional de San Francisco (SFO), o visitante é recebido por imagens que, em 1915, pararam uma Exposição Mundial: Lincoln Beachey acenando de seu monoplano, Charles F. Niles levantando voo a partir dos North Gardens e os irmãos Loughead (que mais tarde passariam a se chamar Lockheed) transformando a baía em um parque aéreo.

A exposição — “Flying on Display: Aviation at the Panama-Pacific International Exposition” — fica em cartaz até 14 de junho de 2026 e traz diretamente fotografias em placas de vidro de 1915, oferecendo aos viajantes de hoje uma primeira fila para a era de ouro da aviação.

A mostra fornece a centelha; o treinamento moderno transforma essa centelha em habilidades. “Inspiração nunca sai de moda. As multidões viam Beachey e pensavam: talvez isso possa ser eu. Nosso trabalho é pegar essa centelha e transformá-la em hábitos seguros, certificações e no primeiro emprego de cockpit”, afirma Mario McGee, fundador da Bario Aviation, em San Antonio.

Sua escola foi concebida como uma plataforma completa — treinamento de voo, aluguel de aeronaves, manutenção e passeios aéreos — de modo que os iniciantes possam evoluir desde um voo de descoberta até o primeiro checkride sem perder o ritmo.

O eco histórico favorito de McGee é a operação dos irmãos Loughead em 1915 — que oferecia, famosamente, voos panorâmicos de US$ 10, provando que a aviação poderia ser ao mesmo tempo emocionante e prática. “Um século atrás, os Lougheads transformaram admiração em acesso. Hoje, fazemos o mesmo com treinamento estruturado, aviônicos modernos e etapas claras do voo de descoberta até o checkride comercial”, explica.

E como esse caminho se apresenta em 2025? Na base da Bario em Kelly Field (KSKF), em Port San Antonio, os alunos começam com aulas teóricas focadas e voos frequentes, agendados de forma eficiente — favorecidos por um espaço aéreo pouco congestionado — e progridem para treinamentos de instrumentos e multimotor em aeronaves equipadas com aviônicos.

Essa configuração prática é crucial: atualizações e tempo de cockpit são os fatores que transformam entusiasmo em empregabilidade. “Aquele momento em que você rotaciona e sente o avião voar — esse é o gancho. Nós guiamos os alunos desde essa primeira decolagem até a proficiência no mundo real e um caminho de carreira”, diz McGee.

A mostra em SFO serve como gancho perfeito para contar essa história contemporânea de formação de profissionais porque nos lembra como, no passado, demonstrações públicas ajudaram a construir a base de talentos. Em 1915, os voos diários de pilotos de renome não apenas entretinham; eles recrutavam a imaginação da próxima geração.

Hoje, a previsão da Boeing apenas formaliza o que aquelas multidões já intuíram: a aviação prospera quando há uma pista clara que vai da inspiração → instrução → indústria. Isso significa voos de descoberta acessíveis, programas baseados em competências que reduzem o tempo até a proficiência e escolas organizadas para manter os alunos voando com frequência suficiente para acumular habilidades — e confiança.

Como resume McGee: “A aviação sempre cresceu com base na inspiração. Exposições como essa fornecem a centelha; escolas como a nossa a convertem em habilidade”.

Detalhes da exposição: “Flying on Display: Aviation at the Panama-Pacific International Exposition”, Terminal Harvey Milk 1, Nível de Partidas 2, Galeria 1G, de 17 de junho de 2024 a 14 de junho de 2026.

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