Cultura

Apresentações de dança e música marcam a III Mostra das Escolas de Tempo Integral

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), realizou nesta terça-feira (05/11) o segundo dia da III Mostra das Escolas de Tempo Integral (ETIs). O evento, que aconteceu no Auditório do Cemforpe, no Mogilar,  contou com apresentações de dança e música. A iniciativa tem como objetivo apresentar os projetos desenvolvidos ao longo do ano nas escolas participantes do programa.

Alunos de 13 escolas municipais encantaram o público com performances de dança e música, que revelaram a diversidade cultural e a riqueza artística da comunidade. “O talento e a dedicação dos nossos alunos são os destaques destas apresentações na mostra. O período integral faz parte do compromisso da Secretaria de Educação em oferecer uma educação de qualidade, estimulando a criatividade e o desenvolvimento integral da criança”, afirmou a secretária de Educação, Marilu Beranger.

A primeira atração foi o coral apresentado pela EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna junto da EM Rural Profª Eunice de Almeida, ambas de Taiaçupeba. As unidades escolares cantaram a música “Ciclo Sem Fim”, da trilha sonora de Rei Leão. “Essa iniciativa é apenas um pequeno vislumbre de tudo que acontece em nossas escolas”, destacou Mônica Senziali, técnica pedagógica do Departamento Pedagógico e responsável pelo programa Escola de Tempo Integral. “A alegria das crianças ao subir no palco, ao conhecer a estrutura do Auditório, tudo isso é muito importante para nós. Essas ações são experiências enriquecedoras, pois as aprendizagens acontecem a todo momento e em todos os lugares que nossos alunos estão”, finalizou.

“Nós apresentamos a coreografia ‘Afro Vibrações’, uma coreografia em ritmo afro beats, em que trabalhamos as questões africanas tanto em sala de aula, quanto na dança”, explicou Jéssica Aparecida de Lima Araújo, professora de dança da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico. “Esse tipo de evento é muito importante, pois é uma oportunidade para que os alunos conheçam um pouco do que é realizado nas outras unidades. Além disso, ele também contempla o currículo municipal, na parte de apreciação de espetáculos de dança, o que é muito enriquecedor para eles”, completou.

O Cempre Ver. Ivan Nunes de Siqueira, no Jardim Oropó, encantou a todos com a performance da música “Chove Chuva”, de Jorge Ben Jor. “Foi muito legal participar com meus amigos. Adorei me apresentar com eles”, disse o aluno Marcos Roberto Martins, de 7 anos. A mãe de Olavo Henrique, da mesma idade, Suzani Henrique, destacou a iniciativa.”Achei tudo muito lindo. É muito importante ter atividades como estas para os nossos filhos. Fico feliz em saber que o Olavo está participando de momentos como estes na escola”.

No foyer do auditório, o público pode conferir a Mostra de Fotografias das ETIs, inaugurada virtualmente em 25 de outubro. Com a participação de 21 escolas, o projeto visa estimular o letramento visual crítico nas crianças. O tema “Abstracionismo” proporcionou aos alunos uma oportunidade para explorar sua criatividade e habilidades de interpretação estética, fomentando debates sobre a arte contemporânea e suas diversas formas de expressão.

Voltar

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *