Professora de universidade britânica vem a Suzano conhecer ações de planejamento e sustentabilidade
Arquiteta Teresa Serrano Aviles, da University of East London, foi recebida pelo prefeito Pedro Ishi, secretários municipais e diretores nesta quinta-feira (31/07)
O prefeito Pedro Ishi recebeu nesta quinta-feira (31/07) a visita da arquiteta e professora Teresa Serrano Aviles, da University of East London (UEL), do Reino Unido, que está em missão pelo Brasil para conhecer boas práticas em planejamento urbano e sustentabilidade. A especialista internacional veio à cidade para acompanhar de perto projetos desenvolvidos pela atual gestão, como o Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor e o Sistema de Áreas Livres e Verdes, elaborados em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Durante a visita, Teresa participou de um workshop promovido pelas Secretarias de Planejamento Urbano e Habitação e de Meio Ambiente, com foco no programa “Suzano Mais Praças”, que visa a requalificação e a ampliação de espaços públicos de lazer e convivência, promovendo uma cidade mais sustentável, segura e inclusiva. A proposta considera as múltiplas dimensões sociais e ambientais do território, incluindo recortes como infância e gênero nas áreas escolares.
A agenda da professora incluiu visitas técnicas a diversos locais onde os projetos estão em andamento. Ela passou pela Escola Municipal Professora Santina Marotto Iório, no Jardim Gardênia Azul; por uma praça próxima à Escola Municipal Professor Oscar de Almeida Redondo, na Vila Urupês; e por outra área verde no Jardim Quaresmeira II, no entorno da Escola Municipal José Braz Neto. Esses espaços fazem parte do eixo experimental do programa “Suzano Mais Praças”, onde estão sendo aplicadas soluções para a melhoria da qualidade ambiental e da segurança urbana.
O encerramento da visita se deu no Viveiro Municipal Tomoe Uemura, no Jardim Imperador, onde são cultivadas mudas utilizadas nos projetos de arborização e paisagismo urbano da cidade. Teresa pôde conhecer o trabalho realizado pela equipe técnica do local, que também é referência regional em educação ambiental.
Em sua fala, a professora Teresa Serrano Aviles se mostrou entusiasmada com o que viu em Suzano. “Estamos muito interessados no trabalho desenvolvido aqui. Há um potencial enorme de intercâmbio entre as universidades e as equipes locais. Ver como Suzano integra questões ambientais com as demandas da comunidade e da educação é muito inspirador”, disse a docente britânica.
O secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, também ressaltou a importância do encontro. “Receber uma pesquisadora da University of East London nos desafia e, ao mesmo tempo, nos estimula a qualificar ainda mais nossas ações. O ‘Suzano Mais Praças’ e o Sistema de Áreas Livres e Verdes vêm sendo construídos com muito cuidado técnico e diálogo intersetorial. Essa troca com profissionais internacionais reforça o caráter inovador do que estamos fazendo aqui”, afirmou.
Na mesma linha, o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, enfatizou o impacto positivo da cooperação técnica. “Estamos avançando em políticas públicas que não apenas respeitam o meio ambiente, mas também o colocam como protagonista na construção de uma cidade mais justa. Projetos como o de redução de ilhas de calor e o fortalecimento de áreas verdes são fundamentais nesse processo. A visita da professora Teresa reforça a importância de integrar essas pautas às agendas globais, como a Agenda 2030”, pontuou.
Para o prefeito Pedro Ishi, a visita reforça o reconhecimento internacional que Suzano vem conquistando com seus projetos urbanísticos inovadores. “Fico muito feliz em ver que nossas iniciativas estão sendo vistas e valorizadas por uma especialista com a relevância da professora Teresa. Isso mostra que estamos no caminho certo ao buscar uma cidade mais verde, humana e moderna. A troca de experiências com universidades e profissionais do exterior nos inspira e também fortalece nossos projetos”, destacou o chefe do Executivo.
Também participaram do encontro a diretora de Planejamento Territorial, Eliene Corrêa; o diretor de Projetos, Ricardo Hatiw Lú; e a diretora de Fiscalização e Controle Ambiental, Solange Wuo Franco.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano