Quase 27 mil alunos voltaram às escolas e creches da cidade nesta terça-feira (22/07); unidades passaram por manutenção e equipes foram capacitadas durante o recesso
A secretária municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, acompanhou nesta terça-feira (22/07) o retorno às aulas na Escola Municipal Damásio Ferreira dos Santos, no bairro Vila Sol Nascente, marcando o início do segundo semestre do ano letivo de 2025 na rede municipal de ensino.
A retomada é para 26.838 alunos matriculados nas 72 unidades próprias e 29 creches conveniadas da cidade, da educação infantil ao ensino fundamental I, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Essa foi uma oportunidade para que a chefe da pasta pudesse dialogar com professores e estudantes no retorno aos trabalhos. Durante o recesso escolar, iniciado em 7 de julho, a Prefeitura de Suzano promoveu uma série de ações para preparar as escolas para a volta às aulas. Os serviços incluíram capinação, limpeza de caixas d’água e reparos gerais, garantindo ambientes mais seguros, organizados e acolhedores para o retorno de estudantes, professores e funcionários.
“Fiz questão de estar presente neste momento importante para os nossos alunos, profissionais e famílias. Preparamos nossas unidades com muito zelo para garantir um retorno seguro, acolhedor e produtivo. Acompanhamos de perto o planejamento pedagógico, os ajustes nas estruturas e a formação das equipes. Iniciamos mais um semestre letivo para seguir promovendo as ações destinadas ao desenvolvimento dos estudantes, com a estrutura que ofertamos em sala de aula, sob a condução de toda a equipe da Educação”, afirmou Renata.
A rede municipal de Suzano é formada por 1.483 professores e 1.701 servidores. Do total de estudantes, 6.566 são crianças de até 3 anos matriculadas em creches; 7.278 estão na pré-escola, com 4 e 5 anos; 12.846 cursam o ensino fundamental I (de 6 a 10 anos); e outros 144 participam da EJA. Ainda nesta terça-feira, as unidades escolares também realizaram atividades de recepção com os pais, para estreitar o diálogo entre as famílias e os profissionais que atuam com as turmas.
Ações
O recesso também foi aproveitado para promover capacitação dos profissionais da rede. Nos dias 15 e 16 de julho, 256 agentes de apoio à inclusão e à pessoa com surdez participaram de uma formação voltada ao atendimento de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os encontros trataram de temas como “Organização do Atendimento Educacional Especializado e suas particularidades”, “Prevenção e gestão de crises” e “Importância da interação para comunicação”. A formação contou ainda com a participação de Shirlei Maia, coordenadora sênior da Escola Perkins para Deficientes Visuais no Brasil, que compartilhou estratégias e recursos voltados à comunicação acessível.
O prefeito Pedro Ishi destacou o comprometimento da administração municipal com o fortalecimento da educação pública. “A educação é a base para o futuro da nossa cidade. Temos uma rede robusta que abriga mais de 26 mil alunos. Daremos as condições necessárias para que as crianças possam se desenvolver e aprender com as ferramentas que são oferecidas no dia a dia. Começamos mais um ciclo com muita energia para contribuir com os nossos estudantes”, afirmou o chefe do Poder Executivo municipal.
Crédito das fotos: Gabriel Lima/Secop Suzano