Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes promove 1º Salão de Arte Fotográfica das Escolas Municipal
A exposição virtual teve início no dia 25 de outubro e envolve 21 escolas de tempo integral
A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), está promovendo o 1º Salão de Arte Fotográfica das Escolas Municipais de Tempo Integral (ETI). Com o objetivo de ampliar o letramento visual e o olhar crítico das crianças, a exposição virtual teve início no dia 25 de outubro e envolve 21 escolas de tempo integral, que participam devido às oficinas de Artes Visuais.
A exposição virtual pode ser acessada neste link: https://sites.google.com/se-pmmc.com.br/exposicaofotografica2024/home?authuser=0. Além disso, uma mostra física aberta ao público está programada para acontecer nos dias 4 e 5 de novembro, no CEMFORPE. “A educação integral é nosso compromisso, e esse projeto é uma oportunidade única para que os alunos desenvolvam o olhar crítico e a apreciação artística. As oficinas de fotografia estimulam a curiosidade e valorizam o ambiente escolar como espaço de descobertas e expressão”, destaca a secretária de Educação, Marilu Beranger.
Os coordenadores da área de Arte nas ETIs participaram de formações com o Departamento Pedagógico (Deped) ao longo do ano e compartilham o conhecimento com os monitores das oficinas. Por meio de atividades práticas, as crianças exploraram o abstracionismo, observaram criticamente o ambiente escolar e capturaram imagens, onde expressaram suas visões e sentimentos. Esse processo envolveu rodas de conversa e atividades que estimularam a expressão individual e coletiva.
“A exposição é o ápice de um percurso de aprendizado significativo. Mas o verdadeiro valor está na trajetória dos alunos, que ao longo do projeto puderam construir sua própria narrativa visual e mergulhar na abstração artística. A sensibilidade que cada fotografia revela é o reflexo desse processo de autodescoberta”, explica Tatiane Costa, diretora do Departamento Pedagógico.
O Salão de Arte Fotográfica foi idealizado como um projeto anual que dá visibilidade às Artes Visuais, uma das linguagens artísticas fundamentais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste primeiro ano, a escolha pela fotografia e pelo abstracionismo buscou promover um olhar mais atento e questionador, estimulando as crianças a lerem imagens criticamente, em uma sociedade cada vez mais visual. Os arte-educadores Luiz Alberto, artista visual, e Geraldo Neto, músico, são os técnicos de Artes do Deped, responsáveis pelas formações e acompanhamento das oficinas, que impactam mais de 4.400 crianças nas ETIs.
A exposição virtual continua disponível para visualização. A mostra física terá uma programação especial, envolvendo cerca de mil alunos em apresentações e atividades relacionadas à exposição, integrando a celebração das conquistas educacionais e artísticas do ano letivo de 2024.
PMMC