Eventos

Realização da 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Suzano reúne 150 pessoas

Prefeito e primeira-dama estiveram no evento, que teve como tema central o ‘Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação’

Suzano deu mais um passo importante para o avanço das políticas públicas voltadas à melhor idade com a realização da 6ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, que foi realizada nesta quarta-feira (28/05). O evento reuniu 150 pessoas na sede do Instituto Gusmão dos Santos, no bairro Jardim Revista, para discutir aspectos relacionados ao tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

A atividade, que contou com as presenças do prefeito Pedro Ishi e do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, teve como objetivo promover o debate público e democrático entre membros do Poder Público, organizações da sociedade civil e a população em geral. 

Participaram das discussões, representantes de algumas das entidades que atuam nos serviços de atendimento aos idosos no município, por meio dos convênios com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, como a Associação de Assistência à Mulher (Aamae), a Associação Parque Umuarama, a Comunidade Kolping do Jardim São José, a Fundação MGI, a Organização Não Governamental Vida Nova, a Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis) e a Associação São Vicente de Paula.

Ainda prestigiaram o evento a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, o vice-prefeito Said Raful, o secretário municipal de Governo, Alex Santos, e o presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comid) e diretor da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social , Carlos Santiago de Araújo. Também foi convidada para compor a mesa de autoridades, a coordenadora do Instituto Gusmão dos Santos, Jussara Carla Silêncio.

Com todos os presentes, foi proposto o diálogo em torno dos cinco eixos temáticos definidos para este encontro. O primeiro tratou do “Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais”; o segundo foi voltado ao “Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa”; o terceiro focou na “Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa”; o quarto se concentrou na “Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices”; e o quinto se destinou à “Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro”.

Além dessa discussão, a conferência elegeu os dois delegados para representar Suzano na conferência estadual, marcada para ocorrer entre 17 e 21 de agosto. Pelo Poder Público municipal foi escolhido o presidente do Comid e diretor da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Carlos Alberto Santiago de Araujo, já pela sociedade civil, foi escolhida Vania de Amorim Oliveira.

Autoridades

O secretário de Assistência destacou a importância do debate e o trabalho da prefeitura destinado a esse público. “Mobilizamos um número muito significativo de pessoas que estão engajadas no mesmo propósito de garantir qualidade de vida para os idosos. Nós desenvolvemos parcerias que mantém serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Temos o Centro Dia do Idoso (CDI) Joaquim Pinto Filho, na região norte, os acolhimentos institucionais e o serviço de visita domiciliar”, ressaltou o titular da pasta.

Ele ainda reforçou que o trabalho busca o bem-estar de todos, alcançando especialmente as pessoas que precisam desse suporte. “São 4,5 mil pessoas idosas que acessam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por meio do trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)”, disse Garippo.

O secretário de Governo frisou que a administração municipal tem projetos específicos para esse público, aproximando entidades envolvidas na defesa de direitos. “É sempre uma grande satisfação poder participar de discussões que pretendem reforçar as políticas públicas para os idosos. Temos um compromisso com todas as questões que estão relacionadas à melhor idade, promovendo eventos tanto no Cineteatro Wilma Bentivegna quanto nas entidades que desenvolvem projetos sociais”, pontuou Alex.

Já a primeira-dama afirmou que a prefeitura atua para melhorar a qualidade de vida dos idosos em diferentes aspectos. “Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, assim como os outros serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e de outras pastas, como as de Esporte e Lazer, de Saúde e de Governo, se somam ao trabalho do Centro de Convivência da Melhor Idade Maria Picoletti. Este equipamento oferece cursos gratuitos para a nossa população, garantindo socialização, aprendizado e possibilidades de geração de renda”, declarou Déborah.

Por fim, o prefeito garantiu que Suzano tem o orgulho de mobilizar tantas pessoas em torno das discussões relacionadas às políticas públicas voltadas aos idosos. “Temos buscado envolver um número cada vez maior de entidades nas ações que temos desenvolvido para valorizar a melhor idade, de modo que possamos ouvir seus anseios e suas necessidades. Assim, promovemos o acesso aos serviços do município e criamos condições para que todos possam ter uma vida digna”, concluiu Pedro Ishi.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *