Craques vão para reserva
Sem categoria

Craques vão para reserva

Por Claudia Cataldi

ESG se despede de quatro grandes oficiais da Marinha que encerram, com honra e emoção, suas navegações na ativa

A Escola Superior de Guerra viveu hoje um momento de grande emoção e reverência: quatro de seus estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Turma ESG 75 anos-Tradição e Inovação, encerraram suas jornadas na ativa e foram para a reserva. Mas não sem antes deixarem uma marca de lealdade, dedicação e exemplo.

Com trajetórias únicas, mas atravessadas por um mesmo fio de amor à Marinha e ao Brasil, os Comandantes Felippe Macieira, Fabiano Silva Coelho, Anderson Valença e Dante Alexandre são agora parte de uma elite que, ao aportar no porto da reserva, levam consigo não apenas condecorações, mas lembranças, laços e valores eternos.

CMG Felippe Macieira: a serenidade da firmeza

Discreto, comprometido e exemplar, o Comandante Macieira é daqueles oficiais que conquistam não pela ostentação da voz, mas pela solidez das ações. Foram 33 anos de serviço moldados por espírito de entrega, passando por navios, capitanias, missões internacionais e órgãos de Estado. Sua passagem pela ESG, como por toda a Marinha, foi marcada por discrição elegante, dedicação íntegra e profissionalismo refinado. Um craque de bastidores, de comando sereno e presença marcante.

CMG Fabiano Silva Coelho: o estrategista moderno

Com passagens pelo exterior, experiência em sistemas e comunicações, além de destacada atuação em assuntos da Amazônia Azul, o Comandante Silva Coelho representa a combinação rara entre o homem do mar e o pensador estratégico. Serviu na DCTIM e, como estagiário da ESG, mostrou-se líder atento, colega leal e oficial dotado de refinado senso institucional. Sua trajetória é exemplo de quem soube navegar em águas complexas com inteligência e responsabilidade.

CMG Anderson Valença: o marinheiro do coração

Oficial de poucas palavras e muito conteúdo, o Comandante Valença é o retrato do marinheiro que fez do mar sua casa e missão. De suas primeiras singraduras nas fragatas à sua passagem como Capitão dos Portos do Ceará, cada porto foi mais que uma função: foi uma história vivida com intensidade e honra. De alma sensível, conduziu sua carreira com justiça e discrição, e emocionou a todos ao concluir o CAEPE e partir, com olhos marejados, para a nova fase de vida, a convite da EMGEPRON – Empresa Gerencial de Projetos Navais, como encarregado da Seção de Gerenciamento de Ciclo de Vida e Apoio Logístico Integrado.

CMG Dante Alexandre: o mestre da travessia

Há 32 anos, Dante iniciou uma jornada que poucos conseguem completar com tanto brilho. Passou pelos mais diversos navios e centros, sempre levando consigo conhecimento, firmeza e um coração cheio de mar. Seu legado vai além do currículo: está nos companheiros que formou, nos jovens que inspirou e nos portos por onde deixou sua marca. Na ESG, conquistou colegas e instrutores com a sabedoria de quem viveu intensamente cada missão. Seu nome segue, agora, no timoneiro da memória da Marinha.


Quatro histórias. Quatro vidas dedicadas à Pátria. Quatro craques que agora navegam com suas famílias, com a consciência tranquila de dever mais que cumprido.

A Marinha do Brasil, e em especial, a Escola Superior de Guerra, rende homenagens justas e emocionadas a esses oficiais que agora tomam novos rumos. E deseja, que os bons ventos, os mares serenos e a presença do Senhor dos Navegantes os acompanhem eternamente.

Parabéns, Comandantes. O mar agradece. O Brasil também.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *