Novidade inclui capacitação itinerante nos bairros
A Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania de Itaquaquecetuba vai iniciar o mês de fevereiro com uma programação especial na Casa da Mulher e na Casa de Cursos, oferecendo novas atividades voltadas à qualificação profissional, gastronomia, bem-estar e geração de renda para as mulheres do município. As inscrições estarão abertas de 22 a 30 de janeiro, presencialmente na Casa da Mulher, das 8h30 às 13h, mediante apresentação de documento com foto e comprovante de residência.
“Investir na formação das mulheres é investir em famílias mais estruturadas e em uma cidade mais forte. Nosso trabalho é acolher e abrir caminhos para que elas avancem com dignidade e confiança”, ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Boigues. Entre as ações estão cursos rápidos e profissionalizantes, projetos de incentivo à prática esportiva, ampliação das aulas de pilates e iniciativas itinerantes que levam capacitação aos bairros.
“Nosso objetivo é oferecer oportunidades reais para que as mulheres se desenvolvam e conquistem autonomia financeira, além de promover mais saúde e qualidade de vida por meio das atividades físicas. Cada curso e projeto é pensado para fortalecer essas trajetórias”, afirmou a secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa.
Um dos destaques é o curso de sobremesas tradicionais e doces de travessa, que será realizado de 2 a 10 de fevereiro, das 13h às 17h, com 12 vagas. Também será oferecido o curso rápido de ovos de Páscoa entre 9 e 12 de fevereiro, com 12 vagas.
Outro destaque é a Casa da Mulher Itinerante, que leva informações e cursos diretamente aos bairros, ampliando o acesso das mulheres às oportunidades de capacitação e geração de renda. Para acompanhar o cronograma completo e atualizado, basta acessar a página oficial da pasta nas redes sociais: @smdhcitaqua.
“Essa programação mostra como a gestão trabalha de forma integrada para ampliar o acesso das mulheres às políticas públicas e transformar realidades, não só na Casa da Mulher, como também nos bairros”, acrescentou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
Na área de estética e saúde, o curso de drenagem linfática acontece de 2 a 11 de fevereiro em duas turmas: das 9h às 10h e das 10h às 11h, com seis vagas em cada. A programação inclui ainda o projeto “Elas em Movimento”, que promove atividades ao ar livre com aulas de funcional e zumba realizadas mensalmente, sempre às sextas-feiras. A primeira edição será no dia 6 de fevereiro, aberta ao público.
Para quem busca qualidade de vida, a Casa da Mulher também abriu novas turmas de pilates, com 60 vagas disponíveis, para mulheres a partir de 16 anos que residem em Itaquá. As inscrições devem ser feitas presencialmente, na rua Guariri, 261 – Vila São Carlos. “Quando a mulher avança, Itaquá avança junto. Seguimos fortalecendo ações que promovem capacitação e cidadania em todos os cantos do município”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
Sebrae
Em parceria com o Sebrae, por meio do programa Sebrae Delas – Gestão de Negócios, a Casa da Mulher vai promover o curso “Influenciador digital: comece lidando com o medo de empreender”, voltado à capacitação de mulheres que desejam iniciar sua trajetória no empreendedorismo digital. A atividade acontece no dia 2 de fevereiro, das 13h às 17h, com 60 vagas para mulheres que tenham 18 anos ou mais e morem em Itaquá.
O curso tem como foco o desenvolvimento de habilidades em gestão, planejamento e estratégias digitais, além da redução de barreiras emocionais, como o medo de empreender. As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line disponível no link: cutt.ly/etlMWUGu.
Fotos: Dayane Oliveira (pilates) e Matheus Cruz (ovos de Páscoa)






