Itaquá certifica 642 formandos do Projovem, Casa da Mulher e Casa de Cursos e celebra transformação de vidas
Cerimônia reuniu jovens e mulheres que concluíram cursos profissionalizantes e socioeducativos
A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou, na quinta-feira (4), a cerimônia de certificação de 642 formandos que participaram das ações da Casa da Mulher, Casa de Cursos e do ProJovem Itaquá, marcando mais um importante avanço nas políticas de qualificação do município.
Foram certificados 480 jovens do ProJovem e 162 mulheres da Casa da Mulher e da Casa de Cursos (do Fundo Social). A cerimônia, que aconteceu no Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI), teve caráter solene e comemorativo, com uso de becas, entrega dos canudos, apresentação musical, homenagem às equipes técnicas e a presença de familiares.
“Estamos investindo em formação porque acreditamos que o conhecimento abre portas e transforma realidades. Cada certificado entregue representa dignidade”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Boigues, destacou a emoção do momento. “Ver essas mulheres e jovens concluindo seus cursos, com brilho nos olhos e planos para o futuro, é a maior recompensa. Continuem avançando, não parem, conquistem ainda mais. Itaquá está aqui, trabalhando para impulsionar o sonho de vocês.”
Na Casa da Mulher, foram concluídos cursos como bolo decorado, bolo de pote, panificação, panetone recheado, marmitas fitness e edição Canva, com foco na autonomia financeira e no empreendedorismo.
Já a Casa de Cursos do Fundo Social, que fica dentro da Casa da Mulher, certificou nos cursos de alongamento de unhas, automaquiagem, design de sobrancelha e manicure, fortalecendo a inclusão produtiva no eixo de beleza e bem-estar.
O Projovem formou em áreas como inteligência artificial para produção de conteúdo, design gráfico e produção 3D, programação web, desenvolvimento de jogos, social media, pilotagem de drone, além de atividades socioeducativas, saídas culturais, feiras de profissões e o projeto Escuta Ativa, em parceria com profissionais de saúde.
Durante o evento, foram apresentados os estudantes destaque do programa Aprova Itaquá, que recentemente realizou um simulado com mais de 300 participantes. Ao todo, 20 estudantes alcançaram os melhores resultados.
Foram seis nas áreas de linguagens e ciências humanas, quatro em matemática e ciências da natureza e dez na redação, demonstrando preparo e evolução ao longo da jornada de estudos. Além disso, outros seis avançaram para a segunda fase da Fuvest.
Ainda durante a cerimônia, foi lançado o Instagram oficial do ProJovem (@projovem.itaqua), criado para ampliar o acesso dos estudantes às informações, conteúdos educativos, oportunidades e ações desenvolvidas pelo programa.
A secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa, destacou o papel das casas de formação na promoção da autonomia. “Essas políticas chegam onde mais importa, na vida das famílias. Formação é ferramenta de emancipação, além de gerar renda e fortalecer a cidadania.”
“Os resultados são fruto da união entre secretarias, equipes técnicas, parceiros e da população sempre engajada nas ações. Itaquá segue avançando com planejamento e uma boa gestão, trabalhando com sensibilidade social e compromisso com o futuro”, completou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
Fotos: Dayane Oliveira






