Integração do CONDEMAT+ viabiliza nova unidade de recebimento de embalagens agrícolas para a região
Iniciativa, articulada pela Câmara Técnica de Agricultura, marca conquista para o Alto Tietê
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) celebrou nesta segunda-feira (08/12) mais uma conquista regional: a assinatura do Termo de Permissão de Uso entre a Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar de Mogi das Cruzes e a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (ADIAESP), que oficializa a instalação da futura Unidade de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas e Afins. Após mais de 20 anos sediada em Biritiba Mirim, a unidade passará a funcionar em Mogi, na Rua Júlio Mobaid, em área cedida pela prefeitura, sendo um resultado direto da articulação da Câmara Técnica de Agricultura do CONDEMAT+, liderada pelo vice-prefeito de Biritiba, Toshi Omura.
A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, destacou que a mudança consolida um compromisso regional. “Tudo que planejamos no início do ano está acontecendo. Para nós, é um marco essa parceria com a ADIAESP. Faremos um trabalho sério, regional e respeitoso, valorizando a produção do Alto Tietê. Descarte correto é saúde, sustentabilidade, segurança e respeito ao agricultor”, afirmou.
O secretário de Agricultura e Segurança Alimentar de Mogi, Renato Abdo, também reforçou o impacto da iniciativa. “A legislação federal exige a logística reversa e, por anos, Biritiba nos apoiou com um posto regional. Agora, com o apoio integrado, conseguimos uma área adequada para este serviço tão essencial à região. O Brasil é exemplo mundial em reciclagem de embalagens de agrotóxicos, e Mogi terá um espaço à altura desse sistema. É um marco histórico para a região, possível graças à integração promovida pelo CONDEMAT+”, disse.
Para o engenheiro ambiental e supervisor operacional da ADIAESP, Pedro Amadeu, a mudança beneficia diretamente os produtores. “Atualmente, mais de 60% das embalagens recebidas na região vêm de Mogi. A nova unidade também melhora a logística para Suzano e cidades vizinhas, garantindo segurança e proteção ambiental. Já temos o projeto preliminar, que seguirá para aprovação e licenciamento, com expectativa de conclusão em 2026. Só este ano, recolhemos 2 mil toneladas de embalagens”, destacou.
O coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do CONDEMAT+, Toshi Omura, também comemorou o avanço. “É uma alegria mantermos a unidade próxima de Biritiba e acessível para todas as cidades. Se não fosse em Mogi, os produtores teriam de ir a Taubaté ou Ibiúna. Agradeço a parceria do CONDEMAT+, da prefeitura de Mogi e reforço o ganho coletivo que essa conquista representa”, finalizou.
A solenidade de assinatura, realizada na Prefeitura de Mogi das Cruzes, ainda contou com a presença do vereador Vitor Emori; da secretária adjunta de Agricultura e Segurança Alimentar de Mogi, Mariana Fraga; e com o secretário adjunto de Planejamento e Urbanismo de Mogi, Jeferson Martins Borges.
Fotos: Divulgação/CONDEMAT+ —






