Coalizão Rio aproxima Brasil e Panamá no Summit 2025
Empreendedorismo

Coalizão Rio aproxima Brasil e Panamá no Summit 2025

O Hotel Fairmont, em Copacabana, sob a recepção de seu gerente-geral Netto Moreira, foi palco do Panamá Summit, encontro que reforçou os laços de negócios entre Brasil e Panamá. Realizado pelo Instituto Coalizão Rio, o evento reuniu empresários e autoridades em um café da manhã que marcou o retorno dos grandes encontros de negócios promovidos pelo instituto. À frente da organização esteve o presidente do Coalizão, Luís Cláudio Souza Leão, acompanhado da diretora de Relações Internacionais, Michelle Fernandes.

A mesa de abertura contou com o cônsul-geral do Panamá no Brasil, Rubén Arguelles, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernanda Curdi, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Energia, General Pazzuelo, o vereador e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara, Diego Faro, o subsecretário de Relações Internacionais do Estado, Bruno Costa, além do presidente do Instituto Coalizão, Luís Cláudio Souza Leão, e da diretora de Relações Internacionais, Michelle Fernandes.

O ponto alto da programação foi o painel Oportunidades Empresariais: por que o Panamá é o próximo passo para as empresas brasileiras?, moderado pelo cônsul Rubén Arguelles. Ele conduziu com clareza e entusiasmo uma conversa estratégica com nomes de peso do setor privado e institucional: Eduardo Lugo, CEO da Maritime Services, que destacou as soluções logísticas e portuárias do Panamá para fortalecer cadeias produtivas brasileiras; Raul Gonzalez, sócio da LAC Legal, que ressaltou a importância da assessoria tributária e regulatória para a instalação de operações no Panamá; Roberta Batista, Sales Executive da Copa Airlines, que apresentou o Panamá como hub aéreo para conectar mercados e expandir redes comerciais; René Gomez, presidente da Câmara Marítima do Panamá, que destacou as oportunidades na indústria marítima e a visão do setor privado; e Irene Escobar, oficial de Relações Bancárias Internacionais do Banesco, que trouxe perspectivas sobre financiamento e conexões no sistema financeiro internacional.

O objetivo do encontro foi plenamente alcançado, promovendo o diálogo institucional e empresarial entre Brasil e Panamá e fortalecendo possibilidades concretas de cooperação em áreas estratégicas.

“Vamos adiante, firmes no propósito de trazer ao nosso Estado desenvolvimento sustentável, impulsionado por empresários, empresas e servidores públicos apaixonados pelo Rio de Janeiro. Nosso objetivo é transformar a vocação natural do Rio em oportunidades concretas, conectando-o a centros globais de inovação e negócios, como o Panamá. Tenho convicção de que, ao abrir novas portas para investimentos internacionais, estamos também fortalecendo nossa identidade: um Rio de braços abertos, vibrante, resiliente e capaz de liderar agendas de crescimento sustentável no Brasil e na América Latina. O Coalizão nasceu para unir essas forças e seguir adiante com coragem e esperança”, afirmou Luís Cláudio Souza Leão.

O cônsul-geral Rubén Arguelles destacou a relevância do evento e enalteceu a atuação do Coalizão Rio. “Eventos como este reforçam os laços entre o Panamá e o Brasil e demonstram como a cooperação pode gerar benefícios reais para nossas economias. As zonas francas panamenhas oferecem oportunidades únicas para empresários brasileiros, e iniciativas como a do Coalizão Rio, sob a liderança do presidente Luís Cláudio Souza Leão, fortalecem ainda mais essa ponte entre os nossos países. Moderar este painel com lideranças empresariais de diferentes setores foi um privilégio, pois mostrou, de forma concreta, como o Panamá está pronto para ser o próximo passo das empresas brasileiras.”

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *