Tecnologia social para empoderamento econômico de mulheres em vulnerabilidade será ampliado através de parceria assinada nesta segunda-feira
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) e a ONG Gerando Falcões formalizaram um acordo de cooperação para superação da pobreza e redução das desigualdades. Numa primeira ação, a parceria assinada nesta segunda-feira (4 de agosto), tem foco nas mulheres e ampliará o programa ASMARA para todas as cidades consorciadas.
A meta inicial é de inserção de 600 mulheres no programa, que vai capacitar e promover a autonomia financeira das participantes por meio da venda direta de itens como roupas, calçados e objetos de uso doméstico e pessoal obtidos através de doações e parcerias da ONG.
“Essa parceria significa muito para o CONDEMAT+. Com a Gerando Falcões, vamos fomentar a economia regional e, principalmente, permitir a independência financeira das mulheres em vulnerabilidade, levando comida para muitos lares e, em alguns casos, colocando fim a ciclos de violência doméstica”, destacou o presidente do CONDEMAT+, Eduardo Boigues, prefeito de Itaquaquecetuba.
O programa ASMARA atua diretamente com mulheres que vivem em favelas e periferias e já impactou mais de três mil mulheres no estado de São Paulo. A expectativa da Gerando Falcões é dobrar o número de beneficiadas. No território do CONDEMAT+, a iniciativa funciona em Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e Mogi das Cruzes. Atualmente, são 218 MARAS na região. Além disso, Poá, sedia o Centro de Distribuição da Gerando Falcões, que concentra produtos de economia circular, doações e devolvidos por empresas de comércio eletrônico.
“Expandir ASMARA para toda a região do Alto Tietê é mais um passo concreto na nossa luta para erradicação da pobreza. A mulher é a força da mudança nas favelas, quando ela se fortalece, a família e a comunidade crescem juntas. Com o apoio do CONDEMAT+, vamos acelerar essa transformação, gerando renda, dignidade e futuro para centenas de lares”, destacou Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões.
As ações da nova parceria serão coordenadas pelo Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade, com apoio de outros grupos de trabalho do CONDEMAT+, como da Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas para Mulheres. A primeira missão será identificar os grupos prioritários de cada cidade.
“A tecnologia do ASMARA gera resultados rápidos e nós já temos, em cada cidade, condições de indicar as mulheres mais vulneráveis para ingressar nessa iniciativa e combater a pobreza com geração de renda”, disse a coordenadora do Conselho dos Fundos Sociais, Mila Prates Boigues, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba.
No território do CONDEMAT+, segundo o Censo 2022 do IBGE, são aproximadamente 380 mil pessoas que vivem em favelas, o que corresponde a 12% da população. A proporção é superior a do Brasil, que tem 8,1 % da população – 16 milhões de pessoas -em favelas.
A assinatura do acordo de cooperação entre o CONDEMAT+ e a Gerando Falcões contou com a presença das presidentes dos Fundos Sociais de Arujá, Clau Camargo, que é coordenadora da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres, de Biritiba Mirim, Roberta Taino, de Ferraz de Vasconcelos, Cida Gambale, de Mairiporã, Maria Lúcia Naff, de Poá, Flávia Souza, de Salesópolis, Jamily Macedo, de Santa Isabel, Helena Chinchilla, e de Suzano, Deborah Raffoul, assim como das diretoras dos Fundos Sociais de Guararema, Cláudia Rocha, de Mogi das Cruzes, Edilene do Carmo, e da secretária de Assistência Social de Santa Branca, Patrícia Galvão de França.
A solenidade foi acompanhada, ainda, por representantes da Frente Parlamentar do Alto Tietê – vereadoras Cris Oliveira, de Arujá, e Selma dos Santos, de Ferraz de Vasconcelos.
O Acordo de Cooperação assinado entre as partes tem validade até o final de 2028.
Sobre a Gerando Falcões:
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua na superação da pobreza nas favelas. Nosso trabalho é realizado com força de uma Rede de ONGs. Ou seja, somos uma ONG que apoia e acelera o trabalho de outras ONGs e líderes sociais que atuam em periferias e favelas em todo o Brasil. Estamos unidos por uma *visão audaciosa: transformar a pobreza das favelas e periferias em dignidade antes de Marte ser colonizado*. Fazemos isso por meio de programas e tecnologias sociais escaláveis e de alto impacto, capazes de gerar resultados de longo prazo como a Falcons University, Favela 3D, Decolagem e ASMARA.