Agro

Suzano se destaca pela oferta de produtos agroecológicos e orgânicos nas feiras livres

Atualmente, cinco dos 21 endereços que recebem esse tipo de comércio expõem itens que são cultivados sem o uso de agrotóxico, reforçando as práticas sustentáveis do município

Suzano tem se destacado pela oferta de produtos agroecológicos e orgânicos nas feiras livres da cidade. Isso porque, 24% dos endereços que recebem esse tipo de comércio expõem itens que são cultivados sem o uso de agrotóxico, reforçando as práticas sustentáveis do município. Os moradores têm a possibilidade de buscar esses alimentos em cinco das 21 feiras que atualmente são disponibilizadas para a população.

Dentre aquelas que funcionam durante o dia, das 6 às 14 horas, podem ser citadas as estruturas instaladas na avenida Missionária, no Jardim Colorado, às terças-feiras; e na avenida Jaguari, no Jardim Dona Benta, aos domingos. Já entre as consideradas noturnas, por funcionarem das 16 às 21 horas, as três opções podem ser encontradas às quartas-feiras, no Largo da Feira, na rua Benjamin Constant; às quintas-feiras, na Praça Cidade das Flores, no Jardim Paulista; e às sextas-feiras, na avenida Tere Nigri, na Cidade Cruzeiro do Sul.

Nesses locais, são comercializados alimentos cultivados seguindo os princípios da agroecologia, no contexto de um sistema alimentar mais sustentável, que respeita o meio ambiente e as relações sociais, priorizando a diversidade de culturas, a utilização de sementes tradicionais, a interação com a natureza e a valorização da cultura local. Também são cultivados ou produzidos alimentos que não utilizam fertilizantes sintéticos, organismos geneticamente modificados (transgênicos) e outros produtos químicos sintéticos, para reforçar as práticas sustentáveis e a promoção da saúde humana.

Demais feiras

Essas atrações se integram ao conjunto de outras 16 feiras com produtos tradicionais que estão distribuídas pelos quatro cantos da cidade, tanto de dia quanto à noite, entre terça e sexta-feira, e também nos finais de semana.

As feiras diurnas em dias úteis, além das já citadas, também podem ser conferidas na terça-feira, na avenida Maria Helena (Jardim Natal); na quarta-feira, na rua Alberto José da Costa (Vila Amorim); na quinta-feira, na rua Dr. Odilon de Souza (Jardim Imperador) e na rua Bandeirantes (Jardim Revista); e na sexta-feira, na rua Benedito Faria Marques Filho (Parque Maria Helena) e na rua Oswaldo de Oliveira Lima (Jardim Casa Branca);

As feiras diurnas em finais de semana podem ser encontradas aos sábados na rua Benjamin Constant, no pátio central (Centro); na rua Igreja Evangélica Unificados por Cristo (Miguel Badra Alto); na rua Margarida Lima de Oliveira (Jardim São José); e na rua Antônio Pessegueiro (Vila Helena); e aos domingos na rua Agostinho Irente (Vila Figueira), na rua da Adutora (Jardim Monte Cristo), na rua Sebastião Moreira (Palmeiras), e na rua Jeca Tatu (Jardim Novo Colorado).

Já as feiras noturnas, que se somam àquela lista que têm produtos agroecológicos, são ofertadas às sextas-feiras na rua Ruth (Vila Urupês) e na rua Sebastião Moreira (Parque Palmeiras).

O diretor do Departamento de Fiscalização de Posturas, setor que organiza as feiras, Edson Tavares, pontuou que esse tipo de comércio tem recebido a atenção devida por parte da administração municipal para que todas as normas acordadas sejam cumpridas. “Acompanhamos de perto o funcionamento das feiras nos dias específicos de cada uma delas, para verificar o andamento dos trabalhos e atestar que a população está sendo bem atendida”, frisou Tavares.

Já o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, afirmou que a oferta de produtos agroecológicos e orgânicos nas feiras mostra o compromisso de Suzano com a sustentabilidade e a alimentação saudável. “A Prefeitura de Suzano consegue disponibilizar para a população uma gama de produtos in natura que se alinha ao conceito que aplicamos na gestão ambiental da cidade, em todos os seus aspectos”, declarou.

Por sua vez, o secretário municipal de Governo, pasta responsável pelas feiras, Alex Santos, destacou que este comércio tem reforçado a oferta de alimentos específicos em diferentes bairros. “As feiras se tornaram uma atração nos dias em que acontecem, mobilizando a população, aumentando as opções de comércio, incentivando a produção local e contribuído com a economia da cidade”, ressaltou.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *