Em um cenário em que a eficiência, a empatia e a escuta ativa são cada vez mais exigidas do setor público, a disciplina Qualidade no Serviço Público, ministrada pela cientista política Claudia Cataldi no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão no Poder Legislativo da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ), destacou-se como um componente formativo essencial para servidores e agentes públicos que buscam qualificação prática e transformadora.
Com foco no aprimoramento de competências voltadas à melhoria do atendimento público, a disciplina promoveu reflexões sobre comunicação institucional, escuta qualificada e construção de vínculos com a população. A metodologia aplicada, pautada em dinâmicas práticas e debates interativos, proporcionou aos alunos uma experiência significativa, totalmente alinhada aos princípios constitucionais da administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, sobretudo, eficiência (art. 37 da CF).
A percepção dos alunos reflete a potência desse processo formativo:
Lícia Damasceno, aluna da pós-graduação em Gestão no Poder Legislativo, destacou:
“A disciplina Qualidade no Serviço Público, conduzida pela Professora Claudia Cataldi, representou um momento transformador na minha trajetória acadêmica e profissional. A troca de saberes e reflexões em sala ampliaram minha visão sobre a importância do atendimento humanizado e eficiente no setor público. Valorizar esse aprimoramento é reconhecer que o verdadeiro motor da administração pública são as pessoas. Essa vivência foi, sem dúvida, um marco que levarei para toda a minha atuação como gestora pública.”
Na mesma linha, Alexsandro Camara, assessor legislativo do Deputado Estadual Marcelo Dino, enfatizou a mudança de perspectiva provocada pelo curso:
“Foi uma experiência transformadora que me fez repensar a importância de ouvir com atenção e compreender verdadeiramente as demandas da população.”
Aline El Huaick, assessora na Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da ALERJ, complementou a avaliação:
“A disciplina foi uma oportunidade indispensável para melhorar a qualidade dos atendimentos prestados como assessora na Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Alerj. Ao priorizar esse potencial desenvolvimento, estamos investindo no maior ativo: as pessoas, que fazem a diferença na construção de uma administração pública mais eficiente e eficaz.”
Outros alunos também destacaram como a abordagem da disciplina favoreceu o aprendizado por meio da prática e da troca. Para Marcella Nesanelovicz, Secretária da Superintendência do Programa Segurança Presente, “Vivenciar dinâmicas práticas fixa o aprendizado de forma mais profunda.”
Já Helem Cristina Lopes dos Santos Moreira, assessora parlamentar, observou como os exercícios propostos se conectaram diretamente ao cotidiano profissional:
“A proposta formativa evidenciou a importância da escuta qualificada como ferramenta de aprimoramento no atendimento, uma capacitação voltada ao desenvolvimento de competências no setor público. Exercícios, realizados durante os módulos formativos com servidores e agentes públicos, propuseram reflexões práticas sobre empatia, comunicação institucional e a construção de vínculos mais efetivos com a população.”
Andrey Barroso Mary, assessor parlamentar da Deputada Giselle Monteiro, reforçou a dimensão ética e social do conteúdo trabalhado:
“A busca contínua pela excelência e inovação na qualidade do serviço público é fundamental para construir uma sociedade mais justa e garantir o acesso equitativo a serviços essenciais.”
Para Isabel Franklin, fisioterapeuta e aluna da pós-graduação, a experiência teve impacto também no plano pessoal e institucional:
“Aprender sobre qualidade leva ao aperfeiçoamento contínuo, tanto individual quanto institucional.”
A conexão entre aprendizado e atuação profissional também foi ressaltada por Simone Pereira Vitória, assessora na Diretoria Geral da ALERJ:
“A atividade contribuiu de forma significativa para o meu desenvolvimento, tanto na trajetória acadêmica quanto na atuação como servidora.”
“A empatia da professora e a interação entre os alunos, somados ao conteúdo qualificado das aulas, tornam essa experiência acadêmica única e indispensável”, disse Maurício Moreira Furtado, assessor parlamentar, ao se referir à metodologia da professora como “inesquecível”.
Ao final a professora Claudia Cataldi expressou sua gratidão:
“A experiência de ministrar a disciplina Qualidade no Serviço Público na pós-graduação da ELERJ foi profundamente gratificante. Agradeço à instituição pela confiança e pelo compromisso com uma formação pública de excelência, aos deputados pela visão estratégica que sustenta essa iniciativa, e especialmente aos alunos, que muito participativos e interessados, demonstraram engajamento, sensibilidade e disposição genuína para transformar o serviço público com ética, empatia e competência.”
Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, sinônimo de excelência em Educação