RGB participa de debate no TCU
Política

RGB participa de debate no TCU

Por Claudia Cataldi

O Tribunal de Contas da União foi palco, da 9ª edição do Fórum Nacional de Controle, que reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater soluções sustentáveis para o déficit da previdência social. Sob a coordenação do ministro Augusto Nardes, embaixador da Rede Governança Brasil (RGB), o evento consolidou-se como espaço estratégico para formulação de propostas capazes de transformar o cenário fiscal do país.

O ministro destacou, em sua fala, a urgência do tema e a importância de alinhar governança e políticas públicas eficientes para enfrentar os crescentes desafios previdenciários. “Estamos diante de um cenário que exige ação imediata. A sustentabilidade da previdência é pilar para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, afirmou o ministro, que atua há anos no fortalecimento das boas práticas de governança no setor público.

Ao lado dele, a presidente da Rede Governança Brasil, Cristiane Nardes, reforçou o compromisso da organização com a construção de soluções coletivas, baseadas em integridade, estratégia e responsabilidade. “A Rede Governança Brasil é parte ativa desse esforço nacional. É gratificante ver tantos especialistas e lideranças reunidas em torno de um propósito tão nobre: pensar o Brasil de forma estruturada, com foco no longo prazo e respeito à cidadania”, destacou Cristiane. Ela ainda completou: “Estamos falando de um dos temas mais sensíveis da administração pública. A previdência é também uma questão de governança, e isso precisa ser compreendido por todos os entes federativos.”

O evento contou ainda com a presença de importantes autoridades da esfera federal, como o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, o vice-presidente do TCU, ministro Jorge Oliveira, o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e a representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Annette Killmer. A presença dessas autoridades reforça o peso institucional do Fórum e o compromisso intersetorial com o enfrentamento da crise previdenciária.

Um dos destaques do evento foi a participação do professor Elflay Miranda, da Universidade Estadual de Maringá, que integrou o terceiro painel temático – Governança e Qualidade do Gasto em Programas de Transferência de Renda: Desafios para o Futuro. Em sua intervenção, Elflay sintetizou o papel das instituições no enfrentamento dos desafios previdenciários: “Governança e previdência: ações no presente para garantir o futuro.”

Já o jurista Roque Sérgio D’Andréa Ribeiro da Silva, presidente da Escola Brasileira de Fundações Estatais (Ebrafe), enalteceu a qualidade dos debates promovidos pelo TCU: “Estou tendo a grata oportunidade de acompanhar as exposições das autoridades que, reunidas pelo TCU, habilmente manifestam suas preocupações com o adequado desenvolvimento do nosso país. Uma oportunidade de alto nível.”

O Fórum Nacional de Controle reafirma, assim, sua vocação como espaço de articulação interinstitucional, contribuindo para o amadurecimento das políticas públicas no Brasil. Com o respaldo de entidades como a RGB e a participação qualificada de seus membros, o evento consolida-se como marco no debate sobre a previdência e sua relevância para o futuro do país.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *