Primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, ao lado do secretário de Comunicação Pública, Paulo Pavione, destacou a mais nova formação durante aniversário da CIL
No Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado nesta quinta-feira (24/04), a Prefeitura de Suzano anunciou a abertura de 250 vagas para um curso dedicado à comunicação com pessoas que têm deficiência auditiva. A novidade foi apresentada pela dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, e pelo secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, durante o evento que celebrou os dois anos de funcionamento da Central de Interpretação de Libras (CIL).
A capacitação será realizada pela intérprete Claúdia Oliveira no Anfiteatro Orlando Digenova, anexo ao Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro). A programação se dividirá em dois períodos, com 125 vagas para o primeiro semestre e outras 125 oportunidades para o segundo semestre deste ano. A etapa inicial já reserva 50 vagas para a população suzanense, cujas inscrições podem ser realizadas por meio do link sme.suzano.sp.gov.br/sme2/cursos.
As outras 75 vagas para as primeiras turmas serão preenchidas por servidores da Prefeitura de Suzano (50) e da Câmara (25). As aulas começarão na próxima terça-feira (29/04), com os funcionários da administração municipal. Na quarta-feira (30/04), começam as atividades para os inscritos da comunidade em geral. Ao todo, serão nove encontros para cada turma, sempre uma vez por semana.
As informações foram celebradas pela representação da comunidade surda presente nesta cerimônia, que também ficou marcada pela apresentação do batismo de alguns dos equipamentos municipais e pelo lançamento do curso de colorimetria com acessibilidade, que começará na próxima segunda-feira (28/04), às 9 horas, para cabeleireiros certificados, cujas inscrições já estão abertas e podem ser feitas rua General Francisco Glicério, 1.334, no centro. O evento foi finalizado com uma roda de conversa conduzida pelo professor e intérprete de Libras Ricardo Ferreira, que dialogou com os convidados sobre os avanços para este público.
Todas as novidades foram saudadas pelo vice-prefeito Said Raful; pelos secretários municipais Alex Santos (Governo) e Renata Priscila Valencio Magalhães (Educação); pelo presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama; pelo vereador Jaime Siunte; e pela diretora do Saspe, Beatriz Leite.
Celebração
O projeto pioneiro no Alto Tietê se tornou referência para deficientes auditivos e pessoas surdas, pois facilitou o acesso aos serviços públicos municipais por meio do auxílio de duas intérpretes de Libras. A atuação das profissionais Larissa Araújo e Letícia Oliveira passaram a garantir o pleno atendimento a este público na rede de Atenção à Saúde, nas unidades da Assistência Social e em todos os demais equipamentos administrados pela Prefeitura de Suzano, especialmente com a inauguração da sala própria no Saspe, em abril de 2024. Desde então, foram realizados 820 atendimentos. Novas solicitações podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário disponível no link http://bit.ly/cilsuzano.
Inclusive, o aniversário atraiu pessoas surdas que vêm sendo atendidas pela CIL há dois anos. Uma delas é a professora Daniela Fátima, que se mostrou emocionada em perceber que esse projeto se consolidou no município e tem colaborado com a rotina de tantos moradores. “Temos muito que agradecer a todos que idealizaram essa iniciativa e o apoio das intérpretes para tudo que nós precisamos. Posso dizer que esse serviço me tornou mais independente da família e me valorizou como pessoa”, declarou.
O estoquista Célio Pereira falou das dificuldades que a comunidade surda tinha para se comunicar nos equipamentos municipais e de como recebeu o suporte com a CIL. “O trabalho deste setor me ajudou a criar um currículo e buscar vagas no mercado de trabalho. Também no momento das consultas médicas enfrentávamos obstáculos para nos fazer entender. Por isso, a chegada do serviço foi muito importante para todos nós. Só temos a agradecer a prefeitura por esse espaço”, pontuou o estoquista.
Autoridades
O secretário de Comunicação Pública destacou o significado desse tipo de trabalho no contexto da administração municipal. “Esse projeto simboliza nossa gestão. Tive o orgulho de poder contar com o apoio de pessoas comprometidas com essa causa, como a intérprete Cláudia Oliveira, o sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi, a sempre primeira-dama Larissa Ashiuchi, o prefeito Pedro Ishi e a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, assim como o vice-prefeito Said Raful. Todos abraçaram nossas ideias e propostas para aproximar a comunidade surda dos serviços públicos municipais por meio da implementação de uma iniciativa que pudesse garantir o auxílio que eles precisavam”, ressaltou Paulo Pavione.
O presidente da Câmara frisou que a prefeitura acertou em cheio ao criar esse espaço na cidade. “Temos que parabenizar os responsáveis pela implantação da CIL e pela disponibilização de uma sala própria no Saspe. Coloco à Câmara à disposição de todos e agradeço a parceria neste curso que garantirá formação a servidores do Legislativo municipal”, disse Artur Takayama
A primeira-dama enalteceu a iniciativa de todos que se envolveram com as ações que viabilizaram essas conquistas. “É um presente para Suzano termos um espaço exclusivo para a comunidade surda, com duas intérpretes que dão a condição necessária para que este público possa ter a atenção que merece em todos os equipamentos públicos. Com este curso que vamos oferecer, qualificaremos um número maior de munícipes para atendê-los ainda melhor”, disse Déborah Raffoul Ishi.
Por sua vez, o vice-prefeito reforçou que Suzano avança em suas políticas inclusivas com a consolidação deste trabalho. “Tudo que estamos vivendo hoje mostra o comprometimento da prefeitura para garantir igualdade entre os munícipes. Temos essa disposição de quebrar barreiras e continuar empenhando esforços nesta direção, de forma que a população tenha acesso facilitado aos nossos serviços, em todos os equipamentos municipais. A CIL foi um divisor de águas na história da comunidade surda em nossa cidade. Por isso, agradeço ao secretário Paulo Pavione e à sempre primeira-dama Larissa Ashiuchi”, garantiu Said Raful.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano