Modelo adotado na região mostra como as parcerias podem ampliar o potencial de inovação e crescimento econômico
Duas unidades do Sebrae Aqui do Alto Tietê se tornaram referência para o Sebrae – Sergipe, que conheceu nesta terça-feira (11) o serviço oferecido em Mogi das Cruzes, com o apoio de parceiros. As estruturas da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Mogi das Cruzes e do Sindicato do Comércio Varejista do Alto Tietê (Sincomércio) receberam uma comitiva composta por representantes do Sebrae Nacional e do Sebrae-SP. O objetivo foi conhecer o trabalho desenvolvido na região e adaptá-lo para o estado nordestino.
Atualmente, o Alto Tietê conta com 14 unidades do Sebrae Aqui espalhadas pelos oito municípios de abrangência do escritório regional (Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano). A visita teve como foco a apresentação das possibilidades de expansão e inovação geradas pela implementação das estruturas em espaços parceiros.
Para a gestora de negócios do Sebrae-SP, Cristiane Bento, o Sebrae Aqui é uma forma de desenvolver diferentes modelos de atendimento personalizado para os clientes. “O programa possibilita a criação de espaços inovadores e gera oportunidades para os empreendedores, o que é a nossa missão”, ressaltou.
A chance de buscar inspiração em iniciativas que podem ser implementadas em outras partes do Brasil, independente do porte, das diferenças regionais e de perfis empreendedoras, é apontada pela gestora nacional da Rede Parceira de Atendimento, Ellys Alves, como um dos principais resultados do encontro, assim como ampliação da presença do Sebrae nos territórios. “O fortalecimento da rede de parceiros também é fundamental. A marca Sebrae já é muito forte, mas, quando aliada a outros parceiros, cria-se uma potência de desenvolvimento, acolhimento e crescimento econômico”, reforçou.
A gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae–SE, Ana Teresa da Silva Neto, explicou que a ideia é levar a experiência paulista para o estado de Sergipe. “Queremos vivenciar e conhecer, na prática, por meio de conversas com os parceiros, quais são os benefícios e os gargalos desse modelo”, afirmou.
O Sebrae Aqui é um exemplo de como as parcerias podem ampliar o atendimento qualificado e humanizado aos empreendedores. “Contamos com a integração de diversos serviços que apoiam os empresários em todas as etapas de seu desenvolvimento”, destacou Jeferson de Oliveira, gestor do Sebrae Aqui no Alto Tietê.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai, o Sebrae-SP é um importante parceiro estratégico. “O Sebrae-SP nos ajuda no desenvolvimento da cidade. Queremos aproximar o público ao máximo, para que a economia local cresça”, ressaltou.
Para o presidente do Sincomércio, Valterli Martinez, a visita do Sebrae-SE confirma que a unidade está no caminho certo. “O serviço é realizado por várias mãos: Sincomércio, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e Sebrae-SP, que faz a conscientização e auxilia pequenos comerciantes a crescerem. Essa visita reforça o trabalho de excelência que realizamos”, afirmou.
O encontro contou ainda com a presença do assessor da Diretoria Técnica do Sebrae-SE, Filipe Vieira Dias de Andrade, do secretário de Habitação Social e Regularização Fundiária de Mogi das Cruzes, Romildo Campello, do diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Mogi das Cruzes, Luiz Pinheiro, além de representantes do Sebrae-SP, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, do Sincomércio e CDL.
Sebrae Aqui
O Sebrae Aqui é a porta de entrada para quem deseja abrir seu próprio negócio, bem como para aqueles que buscam soluções para otimizar suas empresas. Sua missão é fortalecer o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico dos municípios, por meio de parcerias com instituições públicas ou privadas que recebem o serviço.
Entre os atendimentos oferecidos pelas unidades estão orientações sobre a abertura e melhoria de empresas, serviços para o MEI, incluindo a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), e palestras sobre empreendedorismo.