Como a transformação digital pode destravar o crescimento do seu negócio

 

Por Gabriel Siqueira*

O mundo tem investido cada vez mais no digital. Prova disso é o resultado da pesquisa do IDC América Latina, que mostra 58% das organizações de médio e grande porte investindo em tecnologia para o aumento da produtividade. E engana-se quem pensa que isso se resume à adição de tecnologias no dia a dia. A transformação digital vai além. As tecnologias atribuem um novo potencial ao crescimento das pequenas e médias empresas, eliminando as barreiras que antes as desestabilizavam. É um processo de disrupção de antigos paradigmas e operações e, é necessário que a empresa passe por mudanças significativas de estrutura, comportamento e mindset. E digo mais, essa adesão pode salvar negócios que estavam fadados ao fracasso.

Ao entrar para o mundo digital, a tecnologia passa a ter um valor estratégico de negócio dentro da empresa e todas as áreas se associam a esta nova realidade. É um processo que vai melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir melhores resultados. Um exemplo é a adesão aos sistemas de gestão na nuvem, que deixaram de ser tendência para se tornarem aliados dos empreendedores. Fundamentais para tornar as empresas mais ágeis e eficientes, os sistemas mais modernos oferecem, ainda, um ecossistema completo de soluções.

Com as ferramentas digitais, é possível facilitar o acesso aos produtos, conhecer os gostos e preferências do seu público-alvo, construir estratégias específicas e melhorar suas demandas. E com um sistema de gestão personalizável, tudo fica possível por meio de poucos cliques. Implantar a digitalização é ganhar produtividade. O retorno desse investimento é sentido rapidamente com o aprimoramento da relação entre as empresas e seus clientes. Em meio à era da transformação digital, revolucionar o sistema de gestão se fez – e se faz – necessário.

Mas, para que essa (re)evolução aconteça, é preciso construir novas estratégias e mirar novos horizontes. Aderir à transformação digital é fundamental para que seu negócio acompanhe as demandas do mercado, que está cada vez mais exigente e mais conectado a seus direitos e deveres.

Acredito que para qualquer negócio ter prosperidade, são necessários três pilares-base: um bom software de gestão, educação empreendedora e serviços financeiros que apoiem e ofereçam soluções para a gestão de pequenas e médias empresas. Se tudo isso for integrado em um único software, melhor ainda.

Também é preciso que as empresas ampliem o uso da tecnologia para destravar os processos dos negócios locais. Seja qual for o segmento de atuação, para crescer e ter cada vez mais relevância, deve-se acompanhar a atualidade, que é movida à transformação digital. E agora que você já sabe dessa importância, que tal pensar em um sistema ERP para impulsionar ainda mais o seu negócio?


*Gabriel Siqueira é Diretor de Tech Ventures da Omie, empresa líder no mercado de plataforma de gestão (ERP) na nuvem 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *