Aprimore sua presença digital e leve seu negócio online para o próximo patamar

 

Uma forte presença digital não é apenas imperativa, mas essencial quando se trata de crescer seu negócio digital. Quando as empresas migraram pela primeira vez para o digital, ter uma landing page e uma loja online eram as principais prioridades. Agora, em 2022, à medida que mais consumidores estão comprando online, as pequenas empresas devem se concentrar na experiência digital omnicanal do cliente. Mas como? Criando pontos de contato significativos com eles. Isso pode ser por e-mail, mensagens de texto, conteúdo de mídia social ou videochamadas, para citar alguns. Ao se tornar presente durante a jornada do cliente, ele manterá sua empresa em mente e acessível. Vamos destacar 5 práticas fáceis de implementar para aprimorar sua presença digital e gerar maior engajamento:

  1. Compartilhe o conteúdo certo na hora certa com automação de e-mail

A automação de e-mail é uma das estratégias mais eficazes para qualquer negócio, podendo melhorar a experiência do cliente por meio de conteúdo personalizado. Mas o que é exatamente a automação de e-mail? É o processo de enviar um e-mail automatizado ou uma série de e-mails em resposta a uma condição de acionamento predefinida. Por exemplo: carrinhos abandonados, correspondências de aniversário ou correspondências de boas-vindas são ótimas maneiras de utilizar a automação de e-mail com o fluxo de trabalho correto. Por meio da automação de e-mail, você tem a capacidade de criar correspondência de e-mail individual com base nas interações com o cliente que podem construir relacionamentos mais profundos, melhorar o engajamento e aumentar as vendas. Isso não apenas será eficiente em termos de tempo, mas também eficaz, pois você está enviando a mensagem certa no momento certo.

  1. Envolva os clientes nas mídias sociais

A mídia social é um importante ponto de contato com o cliente que oferece a capacidade de criar uma comunidade envolvente e monitorar as interações com sua marca. É importante ter uma presença social ativa para manter sua marca em mente e acessível a clientes novos e já existentes. Por exemplo, ao ser ativo por meio do gerenciamento de comunidade, sua marca poderá responder a comentários e reclamações em tempo hábil nas mídias sociais e avaliações. Escolha as principais plataformas sociais em que seu público-alvo e clientes estão ativos e concentre seus esforços nelas em vez de tentar estar presente em todas as plataformas que podem não ser relevantes para sua marca.

  1. Conecte-se com clientes em potencial em tempo real com live chat

Depois de ter clientes em seu site, leve suas interações com os clientes para o próximo nível criando uma experiência perfeita com chat ao vivo. 73% dos clientes (https://99firms.com/blog/live-chat-statistics/#gref) consideram o chat ao vivo a forma mais satisfatória de comunicação com uma marca. Empresas grandes ou pequenas podem facilmente incorporar recursos de live chat para fornecer suporte ao cliente mais rápido e ter comunicação direta com os visitantes do site. Você pode se conectar com os visitantes do site em tempo real para melhorar a experiência e o engajamento do cliente, além de aumentar suas vendas.

  1. Segmente clientes com campanhas de marketing do WhatsApp

As campanhas de marketing do WhatsApp se tornarão “a” ferramenta quando se trata de se comunicar com os clientes. Envie campanhas direcionadas com precisão com texto, links da web, imagens e conteúdo de vídeo para grandes segmentos de seus contatos. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos do WhatsApp em todo o mundo, este canal sozinho oferece acesso a um grande público inexplorado. Cada vez mais consumidores procuram interações individuais e conteúdo de marketing personalizado. Com taxas de abertura superiores a 98%, falar no WhatsApp faz com que a experiência do cliente seja a mesma de estar conversando com um amigo.

  1. Crie melhores conexões com reuniões online agendadas

Vamos converter os visitantes do seu site em novos clientes. Às vezes, as perguntas podem ser mais bem respondidas em uma chamada. Uma longa troca de e-mails pode causar atrito na comunicação se não for respondida a tempo. Assim, quando os clientes estiverem no auge do interesse em seus negócios, permita que eles se conectem diretamente por meio de reuniões agendadas. Empresas baseadas em serviços podem usar ferramentas como o MeetFox (https://meetfox.com/en/ )para se conectar com novos clientes online a partir de qualquer dispositivo, podendo também compartilhar telas e gravar sessões para futuras melhorias e aprendizado. Adicionar um botão de agendamento é simples e não se limita apenas a sites, mas também pode ser adicionado à mídia social e assinatura de e-mail.

Construir uma presença digital leva tempo e exige testes. Com foco no cliente e ferramentas fáceis de usar, como automação de e-mail, live chat, campanhas do WhatsApp e agendamento de reuniões, você está no caminho certo para construir relacionamentos mais profundos com os clientes e presença digital para sua empresa.

Laura Parra é Brand Manager para o Brasil na Sendinblue

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