ZENVIA divulga resultados do 1o trimestre de 2022

Sólido crescimento aliado a melhor mix de receitas impactam positivamente a rentabilidade; Receita Líquida cresceu 61,0% com Margem Bruta Ajustada expandindo 6.5 pontos percentuais para 33,8% no 1T

 A ZENVIA Inc. (NASDAQ: ZENV), principal plataforma de comunicação da América Latina, empoderando empresas a criarem experiências únicas de comunicação para seus clientes finais, divulga as suas métricas operacionais e financeiras do primeiro trimestre de 2022 (1T 2022). Os números consolidam 100% de D1 e SenseData.

A transação da Movidesk, concluída recentemente, é a última das três aquisições financiadas com esses recursos. Ela conclui o plano A da primeira fase da estratégia de M&A da companhia. “O ano de 2022 começou com bastante força, e os resultados do primeiro trimestre atestam o sucesso da execução do nosso planejamento estratégico. Aplicamos os recursos levantados no nosso IPO de forma crítica, tanto em M&A como em P&D, o que contribuiu para a aceleração de um ecossistema mais maduro de produtos e serviços. Conseguimos comprar as empresas e capacidades exatas que tínhamos definido como alvo”, afirma Cassio Bobsin, CEO da ZENVIA.

Além disso, a ZENVIA aumentou o investimento em P&D em 2021, que chegou a 12% da receita, bem superior aos 2% do ano anterior. “Acreditamos que este estilo ativo de gestão continuará a beneficiar a nossa empresa e todos os stakeholders, o que pode ser confirmado pelo aumento saudável das nossas receitas e a sólida expansão das margens com a integração das aquisições e o crescimento orgânico,” comenta Bobsin.

Um dos principais projetos que recebeu os recursos de P&D foi o ZENVIA Campaign, lançado no início de abril. Como uma solução SaaS intuitiva, amigável e fácil de manusear, o ZENVIA Campaign é projetado para responder a uma demanda relevante dos clientes: poder gerenciar as campanhas em multicanais durante toda a jornada de comunicação com a marca.

A solução também foi desenhada para destravar todo o potencial das ferramentas de análise de dados, possibilitando a conversão de reações dos consumidores em métricas de sucesso, aprimorando a tomada de decisões estratégicas e levando à maior fidelidade e rentabilidade dos clientes.

“Com a conclusão da aquisição da Movidesk, o lançamento do ZENVIA Campaign, que eleva muito o patamar de soluções de gerenciamento de campanhas no mercado latino-americano, e a integração contínua das empresas recém-adquiridas, a ZENVIA oferece um conjunto completo de soluções de ponta-a-ponta e captura todas as oportunidades do mercado”, conclui o CEO da ZENVIA.

Destaques financeiros do 1T2022

  • Aumento de 61,0% na receita líquida para R$ 197,6 milhões, com crescimento orgânico de 36%;
  • Índice de receita de mesmos clientes (NRE, na sigla em inglês) de 122%, +13p.p. vs 1T 2021;
  • Aumento de 100% no Lucro Bruto Ajustado para R$ 66,8 milhões, com a Margem Bruta Ajustada expandindo 6,5 pontos percentuais para 33,8%.

Aquisições e atividades de integração

 

  • Conclusão da aquisição da Movidesk em 02 de maio de 2022. A Movidesk traz para a ZENVIA uma ferramenta SaaS de help desk com mais de 75 indicadores de desempenho para capacitar ainda mais as empresas no atendimento e suporte ao cliente; em 2021, a receita da empresa cresceu 96% para R$ 33 milhões, com margem bruta de cerca de 70%. A Movidesk tinha 2.500 clientes em março de 2022, com receita anual recorrente (ARR) de R$ 46 milhões;

 

  • Integração da D1 conforme planejado, com equipes já totalmente integradas em abril e sinergias em custos (fornecedores e sistemas) sendo implementadas. O cross-selling de soluções tem sido positivamente recebido pelos clientes;
  • A integração da SenseData também está seguindo conforme esperado, com atividades de back-office e estruturas totalmente integradas, e integração de equipes ainda em andamento. O cross-selling para clientes selecionados iniciará no 3T 2022.

 

Principais Métricas e Destaques Comerciais Recentes

    • Número de clientes ativos cresceu 21,7% na comparação com o primeiro trimestre de 2021, chegando a 12.400;

 

  • Lançamento do ZENVIA Campaign no início de abril. A ferramenta SaaS de gerenciamento de campanhas foi desenvolvida para oferecer comunicação multicanal ao longo de toda a jornada do cliente final. A partir de agora, as empresas conseguirão interagir com seus consumidores utilizando uma combinação de canais diretos e indiretos. Os consumidores, por sua vez, poderão reagir às ações da marca pelo canal em que são mais ativos, contribuindo efetivamente para o sucesso das campanhas. Por meio do ZENVIA Campaign, é possível orquestrar a jornada para que as mensagens cheguem sempre no momento mais oportuno. O lançamento está alinhado com a estratégia da ZENVIA de alavancar seu crescimento orgânico, oferecendo novos produtos e serviços SaaS à sua crescente base de clientes.

 

Sobre ZENVIA

A ZENVIA é movida pelo propósito de empoderar empresas a criarem experiências únicas de comunicação com clientes, por meio de sua plataforma unificada ponta-a-ponta. A ZENVIA permite que companhias transformem interações impessoais, físicas e não-escaláveis em experiências hiper-contextualizadas, digitais e altamente escaláveis ao longo da jornada do cliente. A plataforma de comunicação da ZENVIA fornece uma combinação de (i) SaaS focado em campanhas, times de vendas, atendimento e engajamento de clientes, (ii) ferramentas, como software application programming interfaces (API), chatbots, single customer view, design de jornada, composição e autenticação de documentos, e (iii) canais, como SMS, voz, WhatsApp, Instagram e Webchat. Sua plataforma abrangente auxilia clientes em diversas situações, incluindo campanhas de marketing, aquisição de clientes finais, cadastros, avisos, atendimento ao consumidor, prevenção de fraudes, cross-selling e retenção de clientes, entre outros. A ZENVIA é listada na Nasdaq sob o ticker ZENV.

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