A solidão do poder: como ser pequeno e médio empresário no Brasil no pós-pandemia

 

Vencedor do prêmio em Gestão pelo RD Station recebe cerca de oitocentos empresários de pequenas e médias empresas em evento no espaço Transamérica, em São Paulo

O Brasil ainda registra altos índices de empresas que decretam falência nos primeiros anos de vida. Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 80% das empresas no país não conseguem sobreviver após 10 anos de atividade. O estudo ainda não reflete os impactos da pandemia, que trouxe uma série de dificuldades para os negócios a partir de 2020. E se tratando do cenário atual, de possível recuperação da economia no pós-pandemia, os empresários se veem diante de uma situação ainda mais desafiadora, o que exige muito planejamento para buscar um caminho de estabilidade nos negócios diante dos riscos apresentados.

Marcelo Germano, vencedor do prêmio Mindshifters pelo RD Station na categoria Vendas – Gestão, especialista em gestão empresarial e  idealizador do método do EAG (Empresa Autogerenciável) comenta que, via de regra, os empresários não têm as competências necessárias para fazer com que as empresas tenham resultados, algo de grande importância para sobreviver neste mercado competitivo, ainda mais se tratando de um momento pós-pandemia:

“Não esperamos que um advogado não estude para exercer a advocacia, e também que um médico não estude para exercer a medicina – eu suponho que ninguém em sã consciência colocaria o coração na mão de um cirurgião que não estudou muito sobre o assunto. Porém, se pensarmos sobre o mesmo raciocínio, quando você monta uma empresa, não dá para considerar que a pessoa não estudou sobre liderança, cultura, gestão, domínio pessoal, finanças e tração do negócio, não dá para esperar que o empresário não tenha feito isso. Mas a grande verdade é que as pessoas que abrem uma empresa não desenvolveram essas competências. E é isso que causa a quebra das empresas. Quando comecei, há 25 anos, ouvi uma frase muito impactante: ‘quem não tem competência, não se estabelece’. As empresas que fecham é porque os donos não desenvolveram as competências que precisam para poder performar em ambiente cada vez mais competitivo.”

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, no acumulado do ano de 2021, as micro e pequenas empresas figuram com aproximadamente 70% dos postos de trabalho gerados no país. Dos 2,2 milhões de vagas criadas nos oito primeiros meses de 2021, mais de 1,5 milhão são dos pequenos negócios, contra 507 mil das médias e grandes empresas. Marcelo Germano comenta que os países que são fortes economicamente têm como base pequenas empresas fortes. Ele cita que esses empresários são os diamantes do Brasil, visto que geram postos de trabalho e educam os milhões de colaboradores que empregam:

“Sempre digo que são os empresários do Brasil que vão fazer um país melhor, não apenas os políticos. Mas sim, os donos de empresas que são realmente os futuros líderes. Sabendo que de cada 10 empregos formais, 7 são gerados pelas pequenas empresas, e que todas elas têm donos – que quando se desenvolvem e essas empresas crescem acontece tudo o que uma economia precisa: geração de emprego, arrecadação de imposto, e outro papel importante cada vez mais assumido pelas empresas é o de educação do colaborador, formação para o trabalho e, consequentemente, como cidadão. Esse conjunto de ações feito por líderes de cada empresa vai fazer com que a gente crie pessoas cada vez mais comprometidas com o trabalho, e é isso que vai fazer o Brasil crescer. O país só cresce quando você tem pessoas comprometidas com o trabalho, qualquer coisa diferente disso não é real – e quem vai fazer isso são os líderes, os donos das empresas. E, afinal, a grande empresa nada mais é que a pequena que fez a coisa certa.” 

Evento para pequenos e médios empresários  – Imersão EAG

Marcelo Germano (idealizador do método EAG), vencedor do prêmio Mindshifters pelo RD Station na categoria Vendas – Gestão, sedia o evento Imersão EAG, em São Paulo – capital, e recebe cerca de 800 empresários em um grande plenário no Centro de Convenções Transamérica. Em seus treinamentos e método de ensino, Marcelo Germano auxilia donos de pequenas e médias empresas a acabar com o caos das empresas através de uma equipe autogerenciável. Ele fala sobre a temática dos desafios dos donos de empresas no período pós-pandemia no Brasil. E também comenta sobre a “solidão do poder” dos líderes de empresas ao gerenciar os negócios nesta fase que estamos vivenciando na economia.

“O método EAG (Empresa Autogerenciável) vem há cinco anos ajudando os donos de pequenas e médias empresas a acabar com o caos da empresa através de uma equipe autogerenciável. Isso se torna cada vez mais importante agora, em um momento de retomada da economia. E por mais que a pandemia tenha gerado uma migração das pessoas para o mundo digital e novas plataformas – tanto de trabalho, quanto de aprendizado – existia uma demanda reprimida muito grande do público por eventos presenciais. A imersão EAG para os empresários é uma oportunidade de preparar melhor a empresa para um novo cenário pós-pandemia, organizando a empresa, ajudando a montar times, equipes produtivas, que batem metas e também uma grande oportunidade de networking, afinal, são cerca de 800 empresários reunidos com o único objetivo de ter empresas melhores”, comenta Marcelo Germano.

Prêmio Mindshifters: Mentes que Transformam

Marcelo Germano foi o vencedor no mês de novembro de 2021 na categoria Vendas – Gestão do Prêmio Mindshifters: Mentes que Transformam, promovido pelo RD Station – líder no desenvolvimento de software para pequenas e médias empresas.

Foram mais de 700 indicações que culminaram com 10 nomes na área de marketing e 10 nomes na área de vendas.

De acordo com os idealizadores do prêmio, eles são destinados para profissionais que inovam, levantam discussões importantes, constroem comunidades, desafiam padrões, democratizam informações. Gente que inspira, provoca e contribui para a evolução do mercado e da sociedade.

Recebi esse reconhecimento incrível através da premiação do RD Station por ter criado e liderado o método “EAG – Empresa Autogerenciável” e o movimento “Empresa Sem Caos”. Quero agradecer a todos por acreditarem na minha missão, assim como eu acredito. E obrigado a todos os comandantes – donos de pequenas e médias empresas – que confiam no meu trabalho e aceitam o desafio de acabar com o caos nas suas empresas. Cada um de vocês é muito importante nessa jornada,” comenta Marcelo Germano.

Marcelo Germano – idealizador do método do EAG (Empresa Autogerenciável) reconhecido pelo prêmio Mindshifters em Vendas pelo RD Station

Evento Imersão – EAG

8 a 10 de dezembro de 2021

Horário: das 9h às 20h

Local: Transamérica Expo Center – São Paulo/SP

Para mais informações, acesse: https://empresaautogerenciavel.com.br/sobre-nos/

PARA CADASTRO DE JORNALISTAS NO EVENTO, FAVOR ENVIAR E-MAIL COM DADOS PARA jornalistas@getcomunicacoes.com.br

O programa EAG envolve conteúdo preparatório com aulas on-line ao vivo, teoria, prática, treinamento de equipes, definição de metas através de metodologia de gestão, estudos e análises que resultam em desafios para serem aplicados pelos donos nas empresas que gerenciam. Durante a imersão, o empresário desenvolve competências para criar uma cultura organizacional poderosa, exercer liderança que conduza a empresa rumo aos objetivos dela, engajamento de time, recebendo conhecimentos para fazer uma boa estrutura organizacional e desenvolver habilidades para fazer uma gestão efetiva do negócio. Tudo com o objetivo de ter mais eficiência, crescimento, satisfação dos funcionários, e conseguir se sobressair no mercado competitivo que vivenciamos hoje. 

 

Marcelo Germano – [gestão] – Vencedor do Prêmio Mindshifters – Categoria Vendas – Gestão (FONTE RD Station)

Fundador do Empresa Autogerenciável, desenvolveu técnicas de gestão quando começou a empreender e percebeu que as horas de trabalho nunca seriam suficientes se ele não aprendesse a delegar e a gerir.

“Se você está trabalhando para fazer a sua empresa funcionar, quem está trabalhando para fazê-la crescer?”, questiona. Assim, se dedicou a aprender novas habilidades, estabelecer indicadores e coletar dados.

Criou um movimento chamado Movimento Empresa sem Caos, que defende a construção de equipes autogerenciáveis, com pessoas que se sintam parte da empresa e sejam capazes de tomar decisões. Sua metodologia está baseada em seis pilares: domínio pessoal, cultura, liderança, gestão, finanças e tração.

Em 2021, o podcast Empresa Autogerenciável está entre os mais ouvidos na área de negócios e tem contribuído para levar donos e donas de pequenas empresas aos outros canais e aos treinamentos. A empresa tem crescido de maneira acelerada e deve dobrar de tamanho em comparação a 2020.

INFORMAÇÕES – EAG (Empresa Autogerenciável)

O método do EAG (Empresa Autogerenciável) foi idealizado por Marcelo Germano – especialista em gestão empresarial, empresário há 25 anos, dono de cinco empresas de diferentes segmentos, sendo eles: despachantes, tecnologia, desenvolvimento de sistemas, cursos e treinamentos, com 164 funcionários diretos e indiretos. O método é exclusivo no mercado e tem como missão acabar com o caos nas empresas através de uma equipe autogerenciável. A partir da apresentação de ferramentas práticas de gestão, o objetivo é transformar os donos de pequenas e médias empresas para que eles conduzam organizações vencedoras. Os treinamentos são divulgados e conhecidos em todo o Brasil. Conteúdos gratuitos são gerados e disponibilizados em plataformas digitais e já ajudaram milhares de empresários do país a dar grandes saltos de performance.

Para mais informações sobre o EAG, acesse: 

https://empresaautogerenciavel.com.br/

Canal do Youtube EAG: 

https://www.youtube.com/channel/UCwtq2R395wviz-uHTFGPECw

Facebook: 

https://www.facebook.com/empresaautogerenciavel/

Instagram: 

https://www.instagram.com/empresaautogerenciavel

Linkedin: 

https://www.linkedin.com/company/empresa-autogerenci%C3%A1vel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *