Os maiores erros que estão impedindo seu e-commerce de converter

Estar presente no ambiente digital de forma efetiva e estratégica já tem feito parte da rotina de muitas empresas. Já ficou mais do que clara a importância que isso tem para muitos negócios. Porém, estar online e oferecer uma experiência de compra não significa ter sucesso nas vendas de forma instantânea. Durante toda essa jornada, muitos fatores podem ser responsáveis pelo sucesso ou não das suas vendas e do faturamento final do seu site. Quando se trata de Otimização de Conversão, são realizadas diversas pesquisas, testes e estudos para saber o que de fato está acontecendo que impede o seu e-commerce de vender mais. Porém, existem algumas práticas negativas muito comuns que, quando corrigidas, impactam diretamente na taxa de conversão do site. Neste artigo vamos falar um pouco de algumas ações que podem impedir o seu e-commerce de vender mais e crescer, e como a Otimização de Conversão pode ajudar você nesse desafio.

Tempo de carregamento

Em um mundo onde as pessoas precisam resolver os seus problemas de forma acelerada, a lentidão do site é um dos principais fatores que influenciam na taxa de conversão. Uma pesquisa realizada pela Amazon demonstrou que um segundo a mais que o desejado para o carregamento de páginas, taxa que fica em torno de 2 a 5 segundos, pode derrubar até 7% da conversão do site. O Google possui uma ferramenta onde é possível fazer o teste para saber se o seu site está com um tempo de carregamento satisfatório.
Dito isso, é importante saber quais são os motivos que estão fazendo essa lentidão acontecer para colocar em prática possíveis soluções para esse problema, que pode ir desde o tamanho das imagens do site até problemas mais complexos de usabilidade.

Falta de informações nos produtos

A dúvida é um dos sentimentos que mais fazem os consumidores desistirem de uma compra. Dedicar um tempo para deixar as informações sobre o seu produto claras e objetivas é um ganho enorme na taxa de conversão do seu site. E isso vale também para os recursos adicionais que você pode incluir na sua página de produtos, como boas fotos, vídeos e outras ferramentas interativas. Tenha certeza de que essas ferramentas e recursos estão funcionando corretamente, pois o mau funcionamento delas pode, ao invés de ajudar, prejudicar as suas vendas e a experiência do seu cliente.

Cadastro e checkout muito extensos

Definir quais serão os dados solicitados no cadastro e qual a quantidade de campos ideal para o formulário é uma tarefa difícil. É preciso levar em consideração quais informações são prioritárias para realizar o processo de compra e também para utilizar na base de contatos para futuras estratégias. E aí entra a experimentação. Só experimentando é que podemos conseguir dados relevantes e embasamento para entender melhor as dificuldades e comportamento da nossa audiência.

Falta de organização

Um site bem-estruturado faz com que o usuário se sinta confortável e não tenha dúvidas de como encontrar e resolver o problema que ele precisa naquele momento. A falta de organização, além de gerar dúvidas, pode fazer com que a empresa perca boas oportunidades de negócio. Quando se trata de organização e boa distribuição de elementos, não podemos deixar de falar sobre a parte visual e como ela impacta nas vendas. Um site com layout intuitivo e feito estrategicamente para conversão precisa possuir uma hierarquia visual, entre outros recursos. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, temos um artigo sobre “Os 3 princípios de um bom design para conversão”.

Seu site não é mobile friendly

Se o seu site ainda não é responsivo e não possui elementos pensados para o mobile, saiba que você está perdendo boa parte da sua taxa de conversão por esse problema. As compras online feitas através do smartphone representam 55,1% das transações realizadas no varejo, de acordo com o relatório Webshoppers 43, da E-bit/Nielsen e do banco Bexs. E o que isso significa? Mais da metade da sua audiência pode utilizar o celular para acessar a internet e o seu site precisa estar preparado para isso com uma boa otimização de mobile. Se você acredita que esse item pode ser o fator que está interferindo nos seus resultados, recomendamos esse conteúdo que preparamos recentemente para você saber 5 erros que você precisa evitar na otimização de conversão mobile. A prática do CRO e da experimentação vem demonstrando ser a cada dia mais essencial para aumentar a receita dos e-commerces em grandes níveis. Se você quer aprender mais sobre conversão em um material completo e focado para e-commerce, baixe agora mesmo o e-book: CRO para e-commerce em www.supersonic.ag Fonte: www.supersonic.ag

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *