NETWORKING: POR QUE TÃO IMPORTANTE PARA A SUA EMPRESA?

 

Saber desenvolver um bom networking não é apenas trocar contato com profissionais que possuam interesses ou objetivos similares aos seus. Na verdade, é bem mais que isso e é importante que você saiba trabalhar o seu network também dentro de uma empresa.

Seja para ganhos pessoais ou profissionais, conservar uma boa rede de contatos é fundamental para o sucesso de uma carreira consolidada e de prestígio no mercado.

Dessa forma, convido você a conhecer mais sobre esse universo de oportunidades geradas através de vínculos criados dentro do mundo corporativo, que podem impactar positivamente a sua empresa, seus produtos e seu currículo. Aproveite a leitura!

Definindo a palavra Network

Em tradução livre quer dizer rede de contatos, o que leva o termo networking a ser usado quando nos referimos às conexões que uma pessoa bem articulada consegue estabelecer em seu meio.

Na prática, é basicamente uma rede de pessoas interligadas por diferentes motivos que, em algum nível, estão sendo beneficiadas com as trocas de conhecimento e informações.

A construção desses relacionamentos, está diretamente ligada com o interesse de desenvolver novas oportunidades e grandes chances de crescimento, o que leva a entender a importância desses laços. Por isso mesmo, a seguir detalhamos melhor os seus benefícios.

Benefícios de um bom Networking

Nutrir laços com pessoas que você pode trocar experiências e compartilhar ideias é de extrema importância para a construção de um relacionamento vantajoso para ambas as partes, com foco profissional, no caso.

Para as empresas, essas conexões que são criadas se tornam vitais para os aproximar de possíveis clientes, fornecedores e até mesmo parceiros que se aproximarão por consequência de um primeiro contato de qualidade, feito da forma correta.

De nada adianta ter muitos contatos e não saber conduzir essas relações. Possuir o telefone ou e-mail de um influente gestor não necessariamente lhe renderá bons frutos se ele nem souber quem você é ou o que a sua empresa faz.

É necessário ter estratégia a fim de relacionar-se de um jeito inteligente e eficaz de acordo com os seus objetivos.

As vantagens que o Networking pode trazer são:

  • Compartilhar conhecimento e informações;
  • Aumento de visibilidade;
  • Geração de oportunidades de novos negócios;
  • Ofertas especiais e negociações facilitadas;
  • Contar com diferentes visões para os seus projetos.

Como criar oportunidades de Networking?

Primeiramente, esteja sempre atualizado com as novidades do mercado e dos contatos que deseja fazer, justamente para não cometer nenhuma gafe ou tornar-se inconveniente no momento de sua aproximação.

Feito isso, é hora das apresentações, tenha sempre em mente quais interações deseja fazer e informe-se sobre elas para que, no momento que for se apresentar, as chances de sucesso sejam ainda maiores.

É imprescindível fortalecer suas relações profissionais e cultivar uma rede de contatos diversificada, não se comunique apenas quando desejar algo, mas mostre-se sempre disposto a agregar conhecimento e informações.

Para criar oportunidades de crescimento, você precisa participar de feiras, workshops, possuir um perfil atualizado no LinkedIn, circular nos eventos corporativos e assim em diante. Ou seja, é preciso estar presente para ser notado!

Mas e você, já possui uma rede de contatos sólida com profissionais qualificados e que estimulam o crescimento um dos outros? Gostou de conhecer mais sobre este importante assunto? Caso deseje expandir seus conhecimentos, leia nossos outros artigos aqui no blog da Post Digital e aproveite para se inscrever no nosso canal no YouTube.

 

DIANA VASQUES

Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Marketing Digital, Produção de Conteúdo e Redes Sociais. Paraense morando em Campinas. Apaixonada por redes sociais! 🙂

 

Fonte: www.postdigital.cc

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