Redes sociais: como impulsionar a visibilidade do seu negócio

Sarah Leite

O ser humano sempre teve como uma das suas principais características a interação social. Sempre buscou compartilhar suas ideias, sentimentos, momentos importantes e memórias.

Antes da criação das redes sociais e da internet, as marcas não conseguiam ter uma relação estreita com o seu público e não existia uma conversa real entre ambos. Havia um diálogo de via única, por meio do qual buscava-se falar com o público e não se ouvia o que o mesmo tinha a dizer.

Quando as redes sociais surgiram, os empreendedores viram uma grande oportunidade de tornar a relação com o público mais estreita e, assim, impulsionar os seus negócios. A verdade é que a tecnologia possibilitou a criação de inúmeras ferramentas para elevar a visibilidade das empresas e vender mais.

Sendo assim, as redes sociais vieram para trazer um ambiente de afinidade e interesses em comum, no qual podemos interagir com uma infinidade de pessoas, independente da distância.

Impulsionando o seu negócio

Fazer com que a marca esteja “na boca do povo” é um dos principais objetivos do marketing e não é à toa que as empresas costumam investir valores exorbitantes para alcançar essa meta. O marketing digital busca destacar uma determinada marca, para que fique na memória do público e seja reconhecida como sinônimo de qualidade. As redes sociais são uma grande aliada na divulgação efetiva de uma empresa nas redes sociais.

Confira abaixo algumas dicas muito úteis sobre como usar as redes sociais para aumentar a visibilidade da sua empresa. Vamos conhecer?

Conheça bem o público-alvo do seu negócio

Esse é um dos pontos mais importantes e no qual você deve investir para saber como usar as redes sociais para alavancar seu negócio. Para saber como usar as redes sociais para vender, é preciso conhecer profundamente o público interessado em comprar, pois o produto é feito especificamente para ele.

Para isso, existem diversas plataformas que podem auxiliar a otimizar as vendas nas redes sociais, permitindo gerenciar os clientes de acordo com suas características. O objetivo sempre será a melhoria da interação entre a marca e o público, e conhecer mais quem compra o produto ofertado. Dessa forma, possibilita-se a criação de uma estratégia de comunicação personalizada, para que haja sucesso nas vendas.

Um exemplo de plataforma que pode auxiliar a gerenciar o público-alvo é a amoCRM, que oferece um serviço completo, se adequando às necessidades de cada empresa.

Escolha as plataformas em que pretende atuar

Você não precisa ter sua marca presente em todas as redes sociais, mas poderá selecionar aquelas que mais combinam com o seu tipo de negócio e com as características do produto que deseja vender. Dessa forma, conseguirá estar presente nos ambientes que mais atraem os seus clientes em potencial e poderá investir com qualidade no marketing digital nessas redes sociais específicas escolhidas.

Motive a interação entre o cliente e a marca

Os clientes gostam de se sentir especiais e exclusivos, portanto, quanto mais interação com eles nas redes sociais, mais chances de se sentirem acolhidos. Converse com o cliente e responda seus questionamentos de forma descontraída, convide o público para compartilhar experiência com a sua marca. Dessa forma, a empresa poderá ser lembrada por um relacionamento de qualidade, incentivando o cliente e divulgar o produto para a sua comunidade.

Principais redes sociais usadas para dar mais visibilidade ao seu negócio

A primeira coisa que vem em mente sobre como usar as redes sociais para divulgação é quais plataformas podem ser usadas para esse fim. Sabemos que algumas redes sociais possuem um número maior de usuários e essas são as que podem trazer mais resultados para o uso das redes sociais de forma positiva para alavancar seu negócio. Listei as mais importantes e que podem trazer resultados excelentes para as suas vendas:

 

WhatsApp Business

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais usados no Brasil. É uma ferramenta excelente por permitir um contato mais direto com o cliente, envio de materiais promocionais, contato direto com um vendedor e para obter um feedback após a venda. Também pode ajudar muito na fidelização do cliente, uma vez que o cliente poderá sempre entrar em contato de forma fácil quando precisar para tirar dúvidas ou adquirir um produto. O WhatsApp Business é uma versão criada especificamente para os negócios e algumas empresas oferecem serviços de gerenciamento desse aplicativo para facilitar lidar com a infinidade de clientes que poderão buscar o contato por esse meio.

 

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais que possuem mais usuários no mundo e atrai um público muito diverso. Portanto, deve ser considerada para divulgação de uma marca.

Tem a vantagem de permitir a divulgação de conteúdos de diversos formatos, como:

  • Vídeos
  • Imagens
  • Textos

Possibilita a interação mais informal com os clientes, por meio do uso de emojis, comentários e curtidas. Esses fatores poderão ajudar a aproximar o cliente da marca.

Instagram

O Instagram é outra rede social que não podemos deixar de lado ao divulgar uma marca. Por ser uma rede social muito visual, que trabalha com imagens, vídeos e tudo ligado à aparência da marca, pode ser muito útil para divulgar o produto através do apelo visual. É importante investir em um design bonito para tornar o feed atrativo, e juntamente com o uso das hashtags, fazer uma divulgação ampla.


Sobre a autora

Sarah Leite

Sarah Leite

Escritora e leitora ávida. Possui artigos publicados em revistas científicas internacionais e primeiro lugar na área 9 da 36ª reunião da SBPqO. Pesquisadora, mestre e apaixonada pela ciência e construção de conhecimento.

 

Fonte: www.interteiacomunicacao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *