Como se destacar no marketplace?

*Por Clóvis Souza

 

Cerca de 78% das vendas do e-commerce brasileiro em 2020 aconteceu via plataformas de marketplace, sendo esse um excelente canal para os pequenos, médios e grandes e-commerces venderem seus produtos dentro dos gigantes do segmento.

 

A grande audiência dessas plataformas se deve não apenas aos altos investimentos em mídia, mas à força da marca. Portanto, um conselho que posso dar é: comece pelo fortalecimento da sua marca. Pessoas compram de quem confiam. Fortalecer marca é aumentar essa confiança, até porque, em um mercado em que produtos são muito similares, é preciso ter um diferencial, e um bom posicionamento na mente do consumidor se torna um diferencial competitivo.

 

Produtos diferentes chamam muito a atenção, e nesse ponto criatividade é tudo! Os kits, ou combos, se tornam grandes opções para se destacar, desde que produtos sejam complementares. Flores e chocolate; cerveja e salgadinho; pipoca e refrigerante. São produtos que as pessoas tendem a comprar juntos, logo, criar esses kits é um mar muito aberto. Tudo depende da sua criatividade.

 

A sua ideia pode não ser a única, mas nem sempre a concorrência faz algo muito superior. Analisar as marcas do mesmo segmento e entender o que o consumidor espera, é um ponto fundamental para se destacar, desde que a marca entregue algo diferente, mas que o consumidor esteja buscando. Pesquisa é fundamental, e isso é possível fazer diariamente em redes sociais, afinal, é lá que as pessoas são mais reais em suas opiniões e sentimentos. No entanto, não abra mão de fazer pesquisas com a sua audiência usando o seu site ou sua base de e-mails.

 

Produtos são, ao lado de pessoas, o item mais importante para se analisar, afinal, pessoas entram em lojas on-line para comprar: produtos! Tendo marcas fortes, seja a sua ou seja a que você revende, é um ganho importante. Às vezes a sua marca não é tão forte, mas as que você revende são, e isso ajuda na reputação. Entretanto, planeje o crescimento do seu negócio e ofereça produtos que a concorrência ainda não vende.

 

Reputação de marca é fundamental para as vendas serem efetivas. O Reclame Aqui é, cada dia que passa, mais relevante na jornada de compra, por isso é preciso ser analisado diariamente, com respostas efetivas e resoluções de problemas; as redes sociais seguem a mesma linha. Sites de marketplace costumam oferecer opções para que os clientes avaliem os vendedores. Portanto, seja profissional ao se comunicar, transmita confiança com relação ao seu trabalho e cumpra os prazos.

 

Por fim, a dica é usar as campanhas de Ads (Links Patrocinados) dentro das plataformas. Nem todas oferecem esse serviço, mas é questão de tempo até que isso se torne uma prática comum. Esses anúncios vão dar mais destaque para sua página de produtos e contribuir para o aumento de tráfego e de vendas.

Colocando em prática essas estratégias de como ter mais visualizações no marketplace e oferecendo novidades, bom atendimento, preço e produtos de qualidade, suas vendas podem decolar!

 

*Clóvis Souza é CEO e fundador da Giuliana Flores

 

 

Sobre a Giuliana Flores 

Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé,Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame AQUI nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.

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