Ação começa no pré-Carnaval com o Vacimóvel e segue durante a semana nas unidades de saúde do município
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba vai realizar a Semana de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela e o Sarampo com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção no período que antecede o Carnaval.
A mobilização tem início neste domingo (1º) com a atuação do Vacimóvel durante o pré-Carnaval no Parque Ecológico Mário do Canto (rua Cabrália Paulista, 100 – Estação), das 10h às 17h. No local, serão aplicadas as vacinas contra a febre amarela, destinada à população de 12 meses a 59 anos, e contra o sarampo, indicada para pessoas de 9 meses a 59 anos, conforme o calendário do Ministério da Saúde.
Segundo o secretário de Saúde e Assistência Social, Gabriel Rocha, a iniciativa é fundamental para prevenir doenças que podem ter complicações graves. “Estamos reforçando a vacinação para proteger a população, especialmente nesse período de maior circulação de pessoas. A vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra a febre amarela e o sarampo.”
De segunda (2) a sexta-feira (6), as unidades de saúde do município estarão mobilizadas, com atendimento das 7h30 às 16h30. A UBS+ Centro terá horário estendido até as 20h30, ampliando o acesso da população à vacinação.
Participam da intensificação as unidades do Caiuby, Centro, Fortuna, Jardim do Carmo, Jardim Odete, Maragogipe, Marengo, Monte Belo, Morro Branco, Paineira, Recanto Mônica, Miray, Nicea Louzada, Jardim América, Josely, Parque Piratininga e Pequeno Coração.
No sábado (7), será realizado o Dia D, com a continuidade da campanha em toda a rede municipal, incluindo a UBS Caic. Já no domingo (8), a intensificação será encerrada com a atuação de dois postos volantes, cujos locais ainda estão em definição.
A orientação é que os moradores compareçam às unidades portando documento com foto e carteira de vacinação. “Cuidar das pessoas é nossa maior responsabilidade. Estamos levando a vacina para perto da população, ampliando horários e garantindo que todos tenham a oportunidade de se proteger”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
O secretário de Governo, Marcello Barbosa, ressaltou o esforço integrado da administração municipal. “Essa ação demonstra o compromisso da prefeitura em garantir saúde e segurança à população, com planejamento, estrutura e acesso facilitado aos serviços essenciais”, finalizou.
Endereço das UBSs
América: avenida Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, 2.500
Caiuby: estrada dos Índios, 1.125
Caic: rua Quinze de Novembro, 1210
Centro: rua João Vagnotti, 221
Fortuna: estrada do Campo Limpo, 658
Jardim do Carmo: rua Jaú, 26
Josely: rua Floresta, 43
Maragogipe: rua Paulistania, 95
Marengo: avenida Gonçalves Dias, 651
Miray: rua Maringá, 865
Mônica: rua Mombuca, 176
Monte Belo: rua Arujá, 25
Morro Branco: rua Rio Grande do Sul, 585
Nicea/Louzada: rua Diamante, 181
Odete: rua Visconde de Taunay, 270
Paineira: rua Serra do Paranapiacaba, 380
Pequeno Coração: rua Vasco da Gama, 201
Piratininga: rua Joaquim Caetano (base da GCM)
Fotos: Aline Sabino






