Cerca de 800 frequentadores estiveram nas atividades culturais e de lazer promovidas pela Prefeitura de Suzano; ação marca o início de agenda gratuita que seguirá ao longo de janeiro
O primeiro dia da programação especial de férias promovida pela Secretaria Municipal de Cultura registrou um grande sucesso de público no último domingo (11/01), no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador). Durante do dia, mais de 3 mil pessoas passaram pelo espaço, aproveitando as atrações gratuitas voltadas ao lazer, à arte e à convivência familiar. Deste total, cerca de 800 participantes estiveram diretamente envolvidos nas atividades oferecidas, como pintura facial, aulas de ritmos e street dance, além de oficinas de circo e desenho.
A ação marcou o início de uma extensa agenda cultural preparada especialmente para o período de férias escolares, com o objetivo de garantir opções de entretenimento acessível para crianças, jovens e famílias em diversos bairros. Desde as primeiras horas da manhã, o parque recebeu moradores de diferentes regiões, que puderam aproveitar uma programação diversificada, com atividades contínuas das 11 às 17 horas.
Para a diretora de Cultura, Márcia Belarmino, o resultado do primeiro dia superou as expectativas e reforça a importância de investir em ações gratuitas não só para a região central, mas também para áreas descentralizadas. “Ver o Parque Max Feffer cheio de famílias, crianças sorrindo e participando das oficinas mostra que estamos no caminho certo. A cultura precisa estar presente no cotidiano das pessoas, especialmente em períodos como as férias, quando muitos pais buscam opções seguras e educativas para seus filhos”, destacou.
Além das oficinas artísticas e das aulas de dança, o público também contou com brinquedos infláveis e espaços de recreação. O secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, ressaltou que a iniciativa vai além do entretenimento e contribui para a formação cultural da população. “Garantir que as famílias tenham acesso a essas ações no período de recesso é uma forma de promover a cultura de maneira contínua. Além disso, assegurar a realização das atividades em diferentes pontos da cidade fortalece a descentralização cultural e amplia o alcance das políticas públicas”, afirmou.
Próximos dias
A programação especial de férias segue ao longo do mês de janeiro com atividades semelhantes em outros equipamentos culturais e áreas de lazer do município. No próximo sábado (17/01), a Casa de Cultura Professor Luiz Antonio da Silva (rua Manoel Ramos, 14 – Parque Palmeiras) recebe as oficinas e atrações recreativas. No dia seguinte (18/01) será a vez do Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, mais conhecido como Parque do Mirante (avenida Katsutoshi Naito, 957 – Sesc), sediar a programação. Por fim, no próprio Parque Max Feffer, as ações retornam no último domingo do mês (25/01), novamente das 11 às 17 horas.
Além das atividades ao ar livre, a Secretaria de Cultura também mantém ações no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira (rua Campos Salles, 546 – Centro) onde, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, o público pode participar de visitas guiadas e assistir ao espetáculo teatral “Memórias da Casa”, que apresenta de forma lúdica a história do espaço e do município.
A proposta da administração municipal é ampliar o acesso à cultura durante o período de férias, criando alternativas que unam lazer, aprendizado e valorização dos espaços públicos. Para participar das oficinas, não é necessário realizar inscrição prévia, basta comparecer aos locais com antecedência.
“Encerrar esse primeiro dia com um público tão expressivo mostra que a população valoriza quando a cultura chega de forma acessível e perto de casa; nossa missão é seguir levando lazer, arte e convivência para todas as regiões de Suzano durante todo o período de férias”, finalizou Spitti.
Crédito das fotos: Gabriel Lima/Secop Suzano






