Evento celebra duas décadas de trabalho social e reconhece atuação das casas Madre Teresa de Calcutá, Dom Bosco e Nossa Senhora de Guadalupe
O prefeito Pedro Ishi participou na manhã desta terça-feira (25/11) da celebração dos 20 anos do Instituto Emaús, uma das mais importantes entidades sociais de Suzano. O encontro, ocorrido na sede da instituição, no bairro Rio Abaixo, reuniu coordenadores, empresários, servidores municipais e representantes da sociedade civil para homenagear o trabalho desenvolvido ao longo de duas décadas pelas três frentes que compõem a organização: a Casa Madre Teresa de Calcutá, no Parque Maria Helena; o Instituto Dom Bosco, que atua na sede do Emaús e no bairro Cidade Miguel Badra, e a Casa Nossa Senhora de Guadalupe – que também está no espaço no Rio Abaixo.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância do instituto para Suzano e enalteceu o engajamento de todos os envolvidos. “O Emaús é um exemplo vivo de como o amor ao próximo transforma vidas. Celebrar 20 anos dessa história é reconhecer o esforço de uma rede de pessoas comprometidas com o bem comum. Deixo aqui minha gratidão por tudo o que constroem pela nossa cidade”, afirmou o chefe do Poder Executivo.
Fundado pelo padre Ademir Sá e por Maria Alves Viana, o Instituto Emaús se consolidou como referência regional em acolhimento social, formação humana e reabilitação. Atualmente, a Casa Madre Teresa de Calcutá atende cerca de 40 pessoas em situação de rua por dia, oferecendo acolhimento, alimentação e suporte para reinserção social. Já o Instituto Dom Bosco acompanha 400 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos em oficinas culturais e esportivas, além de proporcionar formação profissional para outros 400 jovens por meio de parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai). A Casa Nossa Senhora de Guadalupe, comunidade terapêutica voltada ao tratamento e acompanhamento de dependentes químicos, já acolheu mais de 800 pessoas ao longo de 13 anos.
Presente no evento, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, destacou o impacto social do trabalho realizado. “O Instituto Emaús representa um dos pilares da rede socioassistencial de Suzano. É uma entidade que acolhe, capacita e recupera vidas, oferecendo dignidade e oportunidades reais para quem mais precisa. Estar aqui celebrando 20 anos é reconhecer o quanto essa instituição é essencial para o futuro da nossa cidade”, declarou.
“O Instituto Emaús é parte da história de Suzano e continuará sendo uma referência para nosso trabalho social. Vamos seguir lado a lado, apoiando iniciativas que acolhem, formam e resgatam vidas. Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais essa rede de cuidado, para que, juntos, possamos construir uma cidade mais humana, solidária e preparada para oferecer oportunidades a todos”, destacou o prefeito Pedro Ishi.
Também estiveram no evento o secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti; o diretor da Assistência Social, Carlos Araújo; a técnica do Cadastro Único, Laura Chagas; e o diretor administrativo da Secretaria de Cultura, Renan de Lima Franco. Além disso, cada braço do instituto também foi representado por seus coordenadores: Adriana Salles, do Dom Bosco; Thiago Dias e Vinícius Alfenas, da Casa Guadalupe; e Valdinete Ferreira, da Casa Madre Teresa de Calcutá. O diretor financeiro do Emaús, José Monteiro, e a coordenadora administrativa Luciene Saraiva, também acompanharam a cerimônia.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano






