Projeto Romaria Segura 2025 encerra primeira edição com redução histórica de acidentes envolvendo romeiros na rodovia
Ações da RioSP contribuíram para a redução de acidentes; concessionária distribuiu 20 mil coletes de segurança, 60 mil fitas refletivas e 65 mil copos de água
O Projeto Romaria Segura 2025, realizado pela RioSP, uma empresa Motiva, com anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), encerrou sua primeira edição com um resultado histórico: nenhum registro de morte na Via Dutra durante os dias 6 e 12 de outubro, período de romaria ao Santuário Nacional de Aparecida.
Neste ano, a RioSP contabilizou seis vítimas de acidentes no total — cinco com ferimentos leves e uma grave (ciclista). Em 2024, infelizmente, três romeiros perderam a vida em ocorrências na rodovia.
O resultado é fruto de uma ampla operação de segurança e orientação, que envolveu ações educativas, reforço na sinalização e suporte direto aos romeiros (pedestres e ciclistas) e motoristas que trafegaram pela Via Dutra e pela Rota da Luz nos últimos dias. O projeto também teve apoio da Polícia Rodoviária Federal, que nos últimos 7 dias, junto com as equipes da concessionária, esteve 24h ao longo da Via Dutra para orientar os romeiros e motoristas.
Apoio e orientação ao romeiro
Desde o início da operação das tendas de orientação, na segunda-feira (06), até o encerramento neste domingo (12), mais de 41 mil romeiros utilizaram os serviços oferecidos nas tendas de apoio e orientação instaladas pela RioSP em pontos estratégicos da Via Dutra (entre Arujá e Resende) e na Rota da Luz (entre Pindamonhangaba e Aparecida).
Somente na Rota da Luz, mais de 5.300 romeiros passaram pelos quatro pontos de apoio instalados ao longo do trecho.
Esses locais funcionaram 24 horas por dia, oferecendo água, cadeiras para descanso, totens para carregamento de celular, banheiros e orientações sobre comportamento seguro na estrada. As equipes distribuíram 20 mil coletes refletivos e cerca de 60 mil fitas refletivas, itens fundamentais para garantir a visibilidade de pedestres e ciclistas durante a caminhada, especialmente à noite. Além disso, foram distribuídos 65 mil copos de água.
Ações de conscientização e segurança
Desde julho, período de preparação para a romaria, a concessionária realizou diversos encontros com dioceses, igrejas, associações e grupos de romeiros para orientações prévias e dicas de preparo físico e de saúde, além de palestras em empresas transportadoras para falar com motoristas sobre a presença de romeiros na rodovia. Além disso, realizou ações de conscientização em postos de serviços e Pontos de Parada e Descanso para conversar com os motoristas sobre atitudes segura na rodovia. Ao todo, mais de 20 atividades para romeiros e motoristas foram realizadas até a semana que antecede a romaria.
Durante a operação, a RioSP também promoveu uma série de ações voltadas à conscientização dos motoristas e à sinalização da presença dos romeiros na rodovia. Foram instaladas placas e faixas com mensagens educativas e orientações de caminho seguro.
A concessionária distribuiu ainda 60 mil folhetos informativos nas praças de pedágio, com dicas de segurança e orientações para os condutores.
Monitoramento e apoio permanente
Toda a operação foi acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional da RioSP, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As equipes da concessionária e da PRF atuaram em conjunto, 24 horas por dia, em todo o trecho, garantindo uma operação segura e eficiente.
Orientações reforçadas aos romeiros e motoristas
Entre as principais recomendações aos romeiros estão caminhar no sentido contrário ao tráfego (contrafluxo), pedalar no mesmo sentido dos veículos, utilizar passarelas, vestir roupas claras e refletivas, manter-se hidratado e evitar caminhar à noite.
Já os motoristas são orientados a reduzir a velocidade, redobrar a atenção, ter cautela nas ultrapassagens e nunca parar no acostamento.
“O Projeto Romaria Segura 2025 reforça o compromisso da RioSP com a preservação da vida e com a segurança de todos que utilizam a rodovia, consolidando-se como uma das mais importantes operações de conscientização do calendário anual da concessionária”, diz Carla Fornasaro, diretora-presidente da RioSP.
Para acessar o Código de Conduta Ética e outros documentos do Programa de Integridade da Motiva, clique aqui: https://www.motiva.com.br/esg/governanca/. Se notar algo incorreto, entre em contato com o Canal Confidencial da Motiva pelo site https://canalconfidencial.com.br/canalconfidencialmotiva/ ou pelo telefone 0800 721 0759. Este e-mail e seus anexos são destinados exclusivamente aos destinatários indicados e podem conter informações confidenciais e/ou legalmente protegidas. Se você não for o destinatário, fica ciente de que a divulgação, distribuição ou cópia deste e-mail é estritamente proibida. Caso o tenha recebido por engano, pedimos que informe imediatamente pelo telefone (11) 3048 5900 e exclua permanentemente o e-mail original e quaisquer cópias ou impressões. Governança: Ética e integridade nos negócios | Motiva A governança da Motiva atua com transparência, respeito e integridade nas relações com os seus públicos e na condução dos negócios. Confira!
To access the Code of Ethical Conduct and other documents from Motiva’s Compliance Program, click here: https://www.motiva.com.br/en/esg/governance/. If something seems incorrect, please contact the Motiva Confidential Channel at https://canalconfidencial.com.br/canalconfidencialmotiva/ or call 0800 721 0759. This e-mail and any attachments are intended solely for the named recipient(s) and may contain confidential and/or legally privileged information. If you are not the intended recipient, you are hereby notified that any disclosure, distribution, or copying of this message is strictly prohibited. If you received this e-mail in error, please notify us immediately at +55 11 3048 5900 and permanently delete the original message and any copies or printouts. Governance: Ethics and Integrity in Business | Motiva Motiva’s governance is guided by transparency, respect, and integrity in all relationships and business practices. Take a look!