Mara Bertaiolli anuncia Hospital Médico-Veterinário 24 horas e garante avanços no atendimento a cães e gatos
A prefeita Mara Bertaiolli assinou nesta segunda-feira (8/9) o chamamento público para a contratação de uma Organização Social para a Gestão do Hospital Médico-Veterinário de Mogi das Cruzes. O novo serviço oferecerá atendimento 24 horas, com mais consultas, castrações, exames e internações para cães e gatos de cidadãos mogianos.
A decisão foi tomada após a Organização Social SPMV, que gerencia a Clinica Pública Veterinária em Mogi, solicitar a rescisão do contrato. “Estamos aqui para anunciar o Hospital Médico-Veterinário 24 horas de Mogi das Cruzes, que oferecerá uma estrutura compatível com o tamanho da nossa cidade, com a ampliação de todos os serviços oferecidos atualmente. Como nós recebemos o pedido de rescisão amigável feito pela organização que administra a clínica, decidimos ampliar os serviços e vamos instalar em Mogi das Cruzes um atendimento com nova dimensão, maior e com mais qualidade, 24 horas por dia”, frisou a prefeita, ao lado do vice-prefeito Téo Cusatis.
O evento aconteceu no Auditório da Prefeitura, com a presença do presidente da Câmara, José Francimário Vieira, o Farofa, além dos vereadores Edson Santos, Johnny Fernandes da Silveira, o Johnny da Inclusão, Antonio José da Silva Neto, o Tonhão, Osvaldo Antonio da Silva e Mauro de Assis Margarido, o Maurinho do Despachante. Também participaram do evento a chefe de Gabinete, Neusa Marialva; o procurador-geral do município, Filipe Hermanson; a secretária municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare; o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito; e a secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina.
Uma apresentação mostrou um histórico da proteção animal no município, lembrando que o cuidado com a causa animal existe há mais de 10 anos na cidade. Em 2012, Mogi das Cruzes criou o Código de Bem-Estar Animal e a Câmara Técnica de Proteção Animal, com o lançamento do Petmóvel em 2013 – foi a primeira unidade móvel de castração e adoção responsável do município. Já em 2015, tiveram início as obras do Centro de Bem-Estar Animal, localizado em Cezar de Souza, com a inauguração ocorrendo em 2016 – foi o primeiro Hospital Veterinário Público da Região Metropolitana do Estado de São Paulo.
Já em 2024, a clínica veterinária pública instalada na rua Dr. Deodato Wertheimer iniciou o atendimento, sob gerência da OS SPMV. No dia 18 de agosto deste ano a Organização Social solicitou, de forma amigável, a rescisão do contrato de prestação de serviços. Prezando pela garantia do atendimento médico-veterinário público e gratuito, um novo chamamento público foi aberto – enquanto isso, o atendimento na unidade atual será mantido e não haverá qualquer tipo de interrupção na prestação dos serviços.
Hospital Médico-Veterinário 24 horas
A instalação do Hospital Médico-Veterinário 24 horas em Mogi das Cruzes ampliará o atendimento veterinário gratuito no município. O objetivo é fortalecer a rede de serviços voltados à causa animal e garantir maior alcance do atendimento para a população. A unidade terá estrutura completa, com consultas, exames, cirurgias, atendimento gratuito e prioritário para famílias de baixa renda e inscritos no CadÚnico.
Haverá maior capacidade de acolhimento e suporte especializado, com estrutura para internação gratuita de cães e gatos. Serão disponibilizadas consultas com especialistas, cirurgias em 5 níveis de complexidade, anestesia e tranquilização, serviços laboratoriais completos, com exames variados para a detecção de vários tipos de doenças, além de procedimentos veterinários como aplicação de talas ortopédicas de todos os tamanhos (pequeno, médio e grande), sessões de quimioterapia, radiografias digitais/projeção, ultrassonografias e ultrassonografias focais, entre outros.
O novo Hospital Médico-Veterinário 24 horas oferecerá atendimento prioritário para a população de baixa renda, ONGs de proteção animal, protetores independentes e animais em risco ou vulnerabilidade.