Responsáveis devem procurar a escola até sexta (11)
Durante o recesso escolar, de 14 a 23 de julho, a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, vai oferecer aulas de reforço para os estudantes do 5º ano do fundamental. A iniciativa é voltada para cerca de 1,2 mil crianças indicadas pelas escolas e busca intensificar a recomposição das aprendizagens, bem como preparar as turmas para o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que acontece no segundo semestre.
Os pais ou responsáveis devem procurar a escola onde a criança está matriculada até sexta (11) para verificar se ela foi indicada para participar do reforço, que vai acontecer nos períodos da manhã e da tarde, de acordo com a demanda e estrutura da unidade escolar. As aulas serão realizadas em 38 escolas de ensino fundamental, com turmas reduzidas de até 10 alunos. Cada grupo contará com dois a três profissionais, promovendo um atendimento mais personalizado e eficaz.
“Essa é uma excelente oportunidade para reforçar a aprendizagem e garantir um desenvolvimento ainda mais completo”, afirmou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo. Os técnicos mentores do núcleo pedagógico, em colaboração com as equipes gestoras, selecionaram materiais pedagógicos adequados ao perfil das turmas atendidas.
Serão utilizadas atividades voltadas a recomposição das aprendizagens, jogos que reforçam conceitos matemáticos, livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) com propostas práticas, calculadoras, material dourado, fita métrica e relógio, além de registros diários individualizados que ajudarão os professores a acompanhar a frequência e o desenvolvimento de cada criança. As propostas também dialogam com formações realizadas pelo Programa de Redes Municipais.
“O reforço é um passo importante no cuidado com a base da nossa educação. Estamos investindo no futuro das crianças com ações concretas e eficazes”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Divulgação (estudantes) e Dayane Oliveira (estudantes e professora)