Cultura

‘CultSP Pro’ recebe propostas de mais de 50 artistas durante evento no Mirambava

Evento realizado por meio da parceria entre governo do Estado e Prefeitura de Suzano promoveu debate sobre demandas municipais, visando à geração de renda a partir de produções culturais

O Complexo Educacional e Cultural Mirambava recebeu na última terça-feira (08/07) mais de 50 artistas da cidade durante o evento “CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura”, uma iniciativa do governo estadual que está sendo desenvolvida com a Secretaria de Cultura de Suzano para garantir atividades de formação e fomentar projetos relacionados ao setor. O titular da pasta municipal, José Luiz Spitti, e os diretores Renan de Lima Franco e Márcia Belarmino marcaram presença na atividade.

Todos os presentes tiveram a oportunidade de participar da discussão referente às demandas da cidade, que poderão se tornar cursos específicos a serem ofertados pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), responsável pelo “CultSP Pro”. Nesta oportunidade, foram reforçadas, especialmente, solicitações ligadas às orientações que possam proporcionar aos artistas a preparação adequada para transformar produções artísticas em renda, com ensinamentos relacionados à elaboração de projetos e vendas.

Outra sugestão levantada no encontro foi a construção de um polo de turismo cultural em Suzano, por meio de cursos que possam fortalecer ainda mais a qualidade das produções culturais, estimulando o consumo dos produtos culturais na região do Alto Tietê. Todos os aspectos mapeados ao longo da atividade serão avaliados pelo Estado, para que sejam definidas quais das escolas de formação deverão ser trabalhadas para os artistas da cidade.

O projeto contempla a criação de seis escolas artísticas, que incluem as modalidades “Artes”, destinada aos cursos nas linguagens de dança, música e teatro; “Audiovisual e Tecnologia”, que oferece oficinas de marketing, direitos autorais, fotografia e outras atividades ligadas ao universo cinematográfico; e “Inovação e Sustentabilidade”, que traz formações voltadas para legislação cultural, empreendedorismo e gestão de carreira.

A proposta também contempla as modalidades: “Escola de Patrimônios e Equipamentos Culturais”, que aborda temas como conservação de acervos artísticos e gestão de museus; “Tradições e Expressões Artísticas”, que oferece cursos como artesanato e gestão de negócios criativos; e a “Escola Especial de Qualificação em Artes: Teatro e Dança”, que é dedicada ao aprimoramento de grupos artísticos que atuam com artes cênicas, promovendo capacitações voltadas para apresentações e desenvolvimento.

O secretário José Luiz Spitti destacou a importância de garantir essa aproximação entre os artistas da cidade e as iniciativas que são desenvolvidas no Estado para suporte aos municípios. “Esse primeiro encontro é fundamental para que a equipe que realiza o projeto possa entender quais são as demandas do nosso público, levantadas pelos próprios profissionais. A partir daí, poderemos alinhar as formações mais adequadas para a cidade e contribuir com o desenvolvimento dos munícipes que produzem cultura em Suzano”, ressaltou o titular da pasta.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *