Rede Governança Brasil promove ciclo de palestras internas com foco em qualificação, conexão e bem-estar
Educação

Rede Governança Brasil promove ciclo de palestras internas com foco em qualificação, conexão e bem-estar

Em mais uma série de encontros formativos promovidos sob a liderança da presidente Cristiane Nardes, a Rede Governança Brasil (RGB) reafirma seu compromisso com a capacitação, integração e valorização dos seus membros voluntários. Os encontros internos realizados entre abril e maio mobilizaram três comitês temáticos da Rede e reuniram palestrantes de destaque em temas estratégicos para a boa governança no setor público.

As palestras são exclusivas para membros associados da RGB e têm se consolidado como momentos relevantes de formação técnica, troca de experiências e fortalecimento do espírito colaborativo da Rede.

O primeiro encontro do ciclo aconteceu no dia 29 de abril, com o tema “Fundações estatais no âmbito dos municípios”, promovido pelo Comitê de Implantação da Governança nos Municípios. A palestra foi conduzida pelo membro do comitê, Dr. Roque Sergio D’Andrea Ribeiro da Silva, e mediada pelos coordenadores Rafael Nogueira e Hugo Paiva.

“A apresentação foi marcada por uma abordagem didática, clara e envolvente por parte do Prof. Roque Sérgio, despertando grande interesse dos participantes. A profundidade do conteúdo, aliada à experiência do palestrante, manteve a atenção de todos do início ao fim”, destacou Rafael Nogueira.

Roque Sérgio enfatizou os benefícios administrativos e fiscais que a criação de fundações estatais pode oferecer aos municípios, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

“Tive a oportunidade de dialogar com um público muito interessado e participativo, e reforçar que a instituição de fundações pode trazer notável eficiência administrativa na gestão pública local”, afirmou.

Já no dia 08 de maio, foi a vez do Comitê de Capacitação e Mentoria, que abordou o tema “Orientação dos comitês para as ações de 2025; Comunicação e ações transversais entre os comitês; Benefícios e oportunidades para os voluntários da RGB e Cartilha de Boas-Vindas”.

A apresentação foi realizada pelas integrantes do comitê Jocimara Gomes e Joelma Freire, com mediação do coordenador Guilherme Nunes.

“Falar sobre a horizontalidade e a comunicação intercomitês foi o destaque da palestra, maximizando a integração entre todo o voluntariado, com os próximos passos e novas ações”, explicou Jocimara Gomes.

Joelma Freire destacou a importância do acolhimento institucional.

“A Cartilha de Boas-Vindas traz ferramentas práticas para construir uma gestão ética, transparente e responsável. Acima de tudo, reflete o tratamento humanizado que a RGB aplica e defende.”

Guilherme Nunes resumiu o encontro como um momento de conexão essencial.

“A palestra interna ‘Conexão Rede Governança Brasil’ abordou cartilha de boas-vindas, planejamento, integração intercomitês e boas práticas do voluntariado, reforçando os rumos da RGB em 2025.”

Fechando o ciclo, no dia 28 de maio, o Comitê de Gestão de Pessoas promoveu a palestra “A construção da felicidade: não se nasce feliz, torna-se”, ministrada pela Dra. Ana Cláudia Braga Mendonça, com mediação da coordenadora do comitê, Dra. Giselle Ferreira.

“Foram discutidos conceitos, práticas e atitudes que fortalecem uma gestão mais humana. A palestra inspirou os participantes a repensarem comportamentos e estratégias no ambiente de trabalho”, observou Giselle Ferreira.

A Dra. Ana Cláudia abordou a felicidade sob a ótica da ciência e da psicologia positiva.

“A felicidade se dá na combinação entre hedonismo, as emoções positivas e eudaimonia, aquilo que dá significado à vida. Esse conceito deve ser aplicado nas organizações com práticas que promovam bem-estar, diversidade, respeito e prevenção de riscos psicossociais.”

Segundo a especialista, a governança é uma aliada essencial nessa construção intencional de ambientes organizacionais mais humanos, inclusivos e sustentáveis.

A presidente da Rede Governança Brasil, Cristiane Nardes, destacou a relevância do ciclo de palestras como parte da cultura organizacional da RGB.

“Nosso compromisso é com a excelência da gestão pública, mas também com as pessoas que constroem essa Rede diariamente. Essas palestras representam nossa busca constante por conhecimento, integração e propósito. Governança pública de verdade se faz com técnica, ética e humanidade.”

Com iniciativas como essas, a Rede Governança Brasil reafirma seu papel de referência nacional em boas práticas de gestão, valorizando o voluntariado técnico, o aprendizado contínuo e o diálogo entre os diversos comitês que compõem a instituição.

Rede Governança Brasil promove ciclo de palestras internas com foco em qualificação, conexão e bem-estar

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *